Monte um cardápio para enfrentar os sintomas do climatério com essas 6 dicas!

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Herborisa Monte um cardápio para enfrentar os sintomas do climatério com essas 6 dicas

Como já falamos aqui no blog, o climatério é o período em que ocorre a diminuição natural dos hormônios sexuais da mulher. Diferente da menopausa – última menstruação da mulher – o climatério precede esse acontecimento e pode ser definido como a passagem do período fértil para o não fértil. Ou seja, significa que a menopausa está chegando.

As mulheres sentem, literalmente, essa mudança na pele. Alguns dos sintomas mais comuns dessa fase são:

Ufa! Muitas mudanças desconfortáveis, não é mesmo? E esses são só alguns exemplos das sintomas do climatério que a mulher está sujeita a passar quando entra nessa fase.

Os especialistas dizem que essas situações podem ser minimizadas se a mulher tiver hábitos saudáveis. A prática de exercícios físicos e uma alimentação saudável e adequada com certeza fazem parte desses hábitos.

Pensando em te ajudar a enfrentar os sintomas do climatério, fizemos uma lista com ótimas dicas para você montar um belo cardápio. Anote as dicas e guarde as dúvidas para o final do texto:

Cuidado com o horário da sua alimentação

A primeira dica é controlar o que você come e, principalmente, o horário das refeições. Isso se deve ao fato de que evitar refeições pesadas durante a noite ajuda a controlar muito o aumento de calor do organismo e auxilia na diminuição dos fogachos.

Nesse horário, lembre-se que é bom também evitar comidas muito salgadas ou estimulantes – café, chocolate, bebidas alcoólicas.

sintomas do climatério

As frutas devem estar no seu cardápio

Frutas como tangerina, maçã, laranja, melancia, pera e limão auxiliam na hidratação por conterem muita água. Esse benefício combate o ressecamento da pele e dos cabelos, que são sintomas do climatério.

Cebolinha, salsinha e ervas são ótimas opções

Até no preparo da sua comida você consegue incluir alimentos que melhoram o sintomas do climatério:

  • A cebolinha abaixa a temperatura do corpo e além de ser usada no preparo das refeições, pode ser adiciona em sucos;
  • A salsinha é excelente para diminuir incômodos no útero;
  • As ervas além de serem ricas em nutrientes, também aliviam o calor.

Inclua aveia, linhaça, castanha e nozes na sua alimentação

Esses alimentos podem ser ingeridos com outros, podem fazer parte de alguma receita deliciosa e também combatem os sintomas do climatério.

A aveia te dá energia, a linhaça alivia a constipação intestinal, combate o inchaço e evita o ganho de peso por trazer a sensação de saciedade. A castanha fortalece o cérebro e melhora a concentração. Já as nozes, diminuem o desconforto vaginal e as ondas de calor.

Gengibre como lubrificante

Um dos sintomas do climatério é a falta de lubrificação vaginal. Para reverter isso, inclua o gengibre no seu cardápio. Esse alimento possui uma série de benefícios e um deles é  a estimulação da a lubrificação feminina – o que pode lhe ajudar a aumentar a libido.

A soja será a sua aliada para combater os sintomas do climatério

Já falamos, aqui mesmo no blog, mais detalhes sobre a soja e como ela é uma aliada para mulheres que desejam diminuir o sintomas do climatério. Isso acontece porque as isoflavonas, que são compostos orgânicos naturais, têm a estrutura muito semelhante ao estrogêneo – o hormônio que diminui no climatério – e estão presentes em abundância na composição da soja.

Por isso, adicionar alimentos à base de soja no seu cardápio e optar por tratamentos com produtos naturais, produzidos com puro gérmen de soja, é a melhor maneira de aliviar os sintomas do climatério.

Ficou com alguma dúvida sobre as dicas para enfrentar os sintomas do climatério? Deixe o seu comentário e continue navegando em nosso blog para conferir mais dicas da saúde da mulher.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×