Qual a segurança do uso da soja no tratamento da menopausa?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Herborisa-Qual-a-segurança-do-uso-da-soja-no-tratamento-da-menopausa

Cada vez mais presente na vida das mulheres que encaram a menopausa, a soja é uma grande aliada para combater e até mesmo eliminar os sintomas tão característicos desse momento. Mesmo assim, muita gente ainda tem dúvidas não apenas da eficácia desse tratamento, mas também da sua segurança. É o seu caso? Então veja a seguir qual a segurança do uso da soja no tratamento da menopausa.

É um composto natural para tratamento da menopausa

O principal fator de segurança sobre o uso da soja no tratamento da menopausa é que ele é um composto totalmente natural. Isso significa que fazer esse tipo de tratamento garante que o corpo consiga metabolizar de maneira muito mais fácil os elementos presentes.

Com a reposição hormonal tradicional, por outro lado, o que acontece é a inserção de uma substância totalmente sintética no organismo, o que aumenta as chances de rejeição e também de que ocorram os temidos efeitos colaterais.  

Não tem os efeitos colaterais da reposição

Falando nisso, usar a soja no tratamento da menopausa é seguro porque esse uso não resulta nos efeitos colaterais da reposição hormonal. Acúmulo de líquidos, aumento da gordura abdominal, sobrepeso, aumento dos riscos de problemas cardiovasculares e enfraquecimento dos ossos são apenas alguns dos efeitos colaterais da reposição hormonal – mas não do tratamento com a soja.

Assim, ao utilizar a soja no tratamento você diminui as chances de passar por incômodos e por situações potencialmente perigosas para a saúde.

Traz efeitos benéficos secundários

Não apenas a soja ajuda a aliviar os efeitos da menopausa em si, como ela também garante uma série de efeitos positivos e secundários no organismo. Assim, ao mesmo tempo em que ajuda a diminuir problemas como insônia e fogachos, por exemplo, a soja também ajuda o intestino e protege mais o coração.

Como resultado, esse tratamento não faz bem apenas do ponto de vista hormonal e da menopausa, mas também para todo o organismo em geral.

tratamento da menopausa

Tem respaldo científico

Outro fator que faz com que o uso do tratamento com soja seja seguro é o fato de que ele possui respaldo científico. Isso significa que mais do que uma experiência empírica, os efeitos da soja são comprovados por metodologias científicas.

Um exemplo de estudo foi o realizado por profissionais da Universidade de Delaware, nos Estados Unidos. A conclusão a que eles chegaram é que a inclusão da soja na alimentação pode ser capaz de diminuir em até três vezes a ocorrência das ondas de calor. Dessa maneira, você tem o apoio de estudos altamente relevantes que garantem que o uso desse grão é realmente benéfico e também seguro para o organismo de maneira geral.

Não tem contraindicações

Exceto casos raros em que a paciente tenha algum tipo de alergia à proteína da soja, a verdade é que o tratamento desse grão não possui contraindicações realmente fortes, tornando o seu uso seguro de uma forma geral.

Com a reposição hormonal tradicional isso não acontece já que na verdade o tratamento é indicado apenas para uma porção da população feminina. Quem tiver problemas como câncer de mama ou do endométrio, diabetes e quadros de hipertensão severa, por exemplo, não é elegível para esse tratamento – o que não acontece com a inclusão de soja.

O uso da soja no tratamento da menopausa é benéfico e seguro principalmente por ser natural, por ter respaldo científico e por não ter contraindicações. O fato de não ter os efeitos colaterais da reposição e de gerar benefícios secundários também fazem com que ele seja uma alternativa segura e viável para quem quer encarar a menopausa de uma maneira mais tranquila.

Tem alguma dúvida sobre a segurança do uso da soja nesse tratamento? Conte para a gente nos comentários.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×