O que é climátério? Como saber se estou nesta fase?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Há algumas palavras no universo feminino que começam a ficar repetitivas em algumas fases da vida. Se antes, na sua adolescência era “primeira menstruação”, “menarca”, “absorvente”, agora é “menopausa”, “fogacho”, “climatério”. Essa última palavra você nunca ouviu falar? O que ela significa? Confira o nosso artigo para descobrir tudo sobre climatério. Confira!

O que é climatério?

O significado real desta palavra é “fase crítica”. Assim, passou a denominar o período em que a mulher está caminhando para a menopausa (a última menstruação de toda a sua vida). Ela evidencia que a mulher está terminando seu período fértil e está passando por transformações devido a alterações hormonais. Mas apesar da origem do nome não ser muito feliz, isso não significa que não seja possível ter uma vida normal durante o climatério.

Como sei que estou nessa fase?

A primeira coisa que você deve saber: o climatério não tem tempo marcado certo de duração. Ele pode durar, em média, três meses a três anos, podendo esse período ser maior ou menor.

Um dos primeiros sintomas do climatério é a menstruação irregular a partir dos 40 anos. Este é um dos sinais mais claros. A menstruação começa a ficar mais espaçada ou menos espaçada. Pode ficar meses sem vir e, de repente, descer duas vezes no mês. O tempo de duração do ciclo pode modificar também.

Há também outros sintomas que estão ligados ao climatério, como alterações bruscas de humor constantes, depressão, ondas de calor pelo corpo, queda de libido, insônia, suores noturnos, aumento de peso, seios diminuem de tamanho, dor de cabeça e falta de concentração, dor nas articulações, ressecamento vaginal, entre outros sintomas. Se você perceber que a alteração menstrual ocorre junto com esse sintomas, pode ser um forte indício de que você entrou no climatério.

Porém, para ter certeza, é importante que você procure um médico especializado, pois há uma série de outros problemas que podem alterar o ciclo menstrual que não estão relacionados com o climatério e que precisam ser tratados. Somente ele poderá te dar esta avaliação.

climatério

Como posso aliviar os sintomas?

Os sintomas do climatério são provavelmente a etapa mais difícil dessa fase da vida, podendo até mesmo se tornar insuportáveis em alguns momentos. Mas isso não quer dizer que você seja obrigada a suportá-los para o resto da vida. É possível aliviar os sintomas do climatério com medidas simples e eficientes. Confira:

Tratamento de reposição hormonal natural

Diferentemente do TRH sintético – o qual apresenta uma série de efeitos colaterais prejudiciais a saúde da mulher – o tratamento natural poderá ajudá-la a aliviar os sintomas de forma mais tranquila, sem trazer prejuízos para você, mantendo a saúde e o bem estar do seu corpo.

O tratamento é desenvolvido a base de fitoestrogênios, que são substâncias encontradas em alimentos como a soja e que são reconhecidas pelo organismo tal como o estrogênio natural produzido pela mulher.

Atividades físicas

Muitos dos sintomas são atenuados ou aliviados com atividades físicas, como a dor de cabeça, falta de concentração, aumento de peso e depressão. Escolha atividades coletivas e que realmente te agradem e invista nisso.

Alimentação saudável

Além de ajudar a manter o peso e a melhorar o bem estar, consumir mais alimentos fontes de fitoestrogênio pode ajudar você a aliviar os demais sintomas.

Você acredita ter chegado na fase do climatério? Compartilhe suas dúvidas e experiências com a gente!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×