Menopausa x climatério: você sabe as diferenças?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

A mulher passa por muitas fases em sua vida. As mais importantes e marcantes envolvem em como o organismo evolui e se transforma, como por exemplo, a menarca e é claro, a menopausa.

Esses dois momentos marcam o começo e o fim de um ciclo. Porém você já ouviu falar do climatério? Você sabia que existe uma diferença entre ele e a menopausa propriamente dita? Pois é, muitas pessoas ficam confusas com as nomenclaturas dadas às fases da vida e muitas vezes nem procuram saber as diferenças entre elas.

Hoje iremos esclarecer o que é a menopausa e o climatério, além das principais diferenças. Confira abaixo e acabe com as suas dúvidas sobre esse assunto!

Menopausa: data da última menstruação

O nome menopausa já causa um certo arrepio em algumas mulheres. Ao ouvi-lo, elas sabem que será o fim de sua menstruação e algumas entendem como o fim de muitas atividades que hoje são comuns.

Porém, a menopausa é o nome dado à sua última menstruação. Assim como a menarca é a primeira, a menopausa é seu último ciclo.

menopausa

Climatério: ciclo de vida que envolve a menopausa

Mas se a menopausa é apenas a menstruação, o que é aquela fase cheia dos calores, doenças e alterações no organismo? Esse é o climatério.

Ele começa por volta dos 40 anos e é responsável por deixar o seu organismo um pouco diferente até o período pós-menopausa. Ele dura cerca de sete anos e atinge a maioria das mulheres. Antes da menopausa, o climatério causa menstruações irregulares, alterações no humor, distúrbios do sono, ondas de calor, falta de libido, inchaço, ganho de peso, doenças cardiacas, entre outros sintomas.

O período antes da menopausa é chamado de perimenopausa pela Organização Mundial de Saúde, e ocorre durante o climatério. Esse período é quando ocorre o desequilíbrio de hormônios nos ovários, causando a última menstruação, a menopausa.

Então é errado falar que todos esses sintomas são da menopausa? Não, afinal o climatério prepara o corpo feminino para o fim de sua vida fértil, portanto, ele prepara para a menopausa e causa todos esses sintomas tão conhecidos.

Amenizando os sintomas dessa fase

Sim, há algumas maneiras de lidar com essa fase. A primeira ideia que ouvimos é a reposição hormonal, porém muitos especialistas vem falando que ela não é a melhor opção. Você sabe por que? A reposição hormonal pode ter muitos efeitos colaterais, o que pode tornar o climatério ainda mais difícil. Ela pode causar depressão, problemas cardíacos e muitas outras doenças!

Uma das maneiras mais utilizadas hoje em dia é o tratamento natural. A soja é uma das bases do tratamento natural, visto que é rica em um componente chamado isoflavona, que atua no controle dos sintomas da menopausa.

Portanto, se você perceber algum dos sintomas ou conhecer alguém que está passando por esse momento, vá ao médico, veja qual a melhor maneira de passar pela menopausa de maneira tranquila e com saúde.

Entendeu o que é o climatério e a menopausa? O que achou das nossas dicas para diminuir os sintomas dessa fase? Deixe o seu comentário e compartilhe suas ideias e experiências com a gente!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×