Guia de exercícios para mulheres de 50. O que você precisa saber!

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Herborisa Guia de exercicios para mulheres de 50 O que voce precisa saber

Quando muitas mulheres chegam aos 50 anos ficam se perguntando se realmente podem continuar realizando suas atividades físicas, quais devem fazer e quais cuidados devem tomar para começar esta rotina.

Visando ajudar você que está chegando a meia idade e não quer parar de cuidar da sua saúde, desenvolvemos esse guia de exercícios. Saiba tudo que você precisa saber para começar a se exercitar.

Guia de exercícios: por onde começar?

O nosso primeiro tópico do nosso guia de exercícios antes de começar é sobre todos os cuidados que precisam ser tomados antes de se começar a fazer as atividades físicas. Principalmente devido ao aumento do risco de osteoporose e fraqueza muscular, além do aumento da possibilidade de surgimento de problemas cardíacos, é preciso que você se previna de problemas maiores.

Por isso, vamos as dicas de por onde começar: em primeiro lugar, você precisa se consultar com médicos para saber se não há qualquer problema cardíaco, vascular ou ósseo/muscular que impeça você de praticar determinadas atividades físicas. Caso contrário, você poderá estar arriscando a sua saúde.

Após isto, é bom escolher as atividades que deseja realizar, pois você terá que comprar “equipamentos” para realizá-las: roupas mais leves, tênis, roupas para piscina, etc. Mas, para isto, é preciso saber quais são as atividades mais recomendadas:

guia de exercícios

Quais as atividades mais recomendadas?

Vamos então ao guia de exercícios que você pode praticar. Em tese, se não há grandes restrições de saúde, não há restrição no tipo de exercício que você pode fazer. Porém, há as atividades mais recomendadas, que se voltam para as necessidades do seu corpo.  Veja algumas:

  • Natação: As mulheres depois do 50 anos já estão começando a sofrer com os sintomas da menopausa, entre eles o fogacho. Os exercícios na piscina ajudam a aliviar as ondas de calor, além de serem exercícios completos para o fortalecimento muscular, com pouco risco de lesão. O mesmo pode se aplicar a hidroginástica.
  • Pilates: Pilates é um exercício completo, de baixo impacto, importante para o fortalecimento muscular da mulher nesta fase. Ele possui poucas chances de lesão, bom para corrigir problemas na postura, diminuir dores musculares e aumenta o tônus muscular e a elasticidade do corpo.
  • Bicicleta: Outro bom exercício para ganhar fortalecimento muscular é andar de bicicleta. Ele fortalece os músculos, melhora o condicionamento físico, e além disso, ajuda a amenizar o estresse ao passear de bike por belas paisagens.
  • Ioga: A ioga é ótima para mulheres que ainda tenham rotinas estressantes depois dos 50 anos. Isso porque ela ajuda você a relaxar, além de ser uma atividade intensa (por mais que não pareça) e ajuda a aprender a controlar os pensamentos constantes.
  • Caminhada: A caminhada é um ótimo exercício para quem não tem dinheiro para pagar aulas coletivas ou comprar uma bicicleta. Ela auxilia a melhorar o metabolismo, um problema frequente para mulheres acima dos 50 anos, além de ajudar a controlar os níveis de glicose e colesterol no sangue e ajuda a combater a osteoporose.

Quais os benefícios de me manter ativa?

  • Melhora do condicionamento físico;
  • Alivia o mau humor, devido a liberação de serotonina e endorfina;
  • Ajuda a controlar o peso, que tende a aumentar na menopausa;
  • Acelera o metabolismo;
  • Fortalece os músculos e ajuda na prevenção da osteoporose;
  • Alivia sensação de ondas de calor;
  • Diminui os riscos de surgimento de diabetes e hipertensão, além de doenças cardiovasculares.

Então, depois desse guia de exercícios é hora de colocar em prática e começar a se exercitar! Quer melhorar sua qualidade de vida após os 50 anos? Veja mais dicas em nosso blog!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×