6 dicas para combater a insônia e ter mais disposição durante o dia

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

A insônia é um dos principais distúrbios do sono encontrados no mundo. Segundo estatísticas, pelo menos 35 milhões de brasileiros sofrem de insônia crônica. Já crises esporádicas são normais, já que muitas vezes são causadas por problemas cotidianos, como estresse e ansiedade.

Uma boa noite de sono é importante para manter seu corpo saudável, aliviar os sintomas de estresse e ansiedade, não prejudicar a memória e a concentração, entre vários outros benefícios. E quando a mulher começa a entrar na menopausa, é normal que a insônia comece a aparecer. Você quer combater este problema? Veja então seis dicas para combater a insônia e ter mais disposição durante o dia:

Esqueça o estresse

O estresse é um dos principais causadores da insônia na população. Isto porque com as rotinas atribuladas, acaba sendo normal as pessoas irem para a cama com os problemas do cotidiano na cabeça. O resultado é uma mente agitada e nada de sono.

Por isto tenha estratégias para relaxar a mente antes de dormir e combater a insônia: medite; tente aliviar os pensamentos antes de dormir, esvaziando a mente; faça atividades relaxantes como Yoga e Pilates; evite se envolver com problemas pessoais ou profissionais próximo ao horário de dormir e evite se expor a situações tensas durante a sua rotina.

Evite termogênicos a noite

Substâncias termogênicas ajudam a estimular o organismo e a acelerar o metabolismo. Devido a essa ação estimulante, elas podem ajudar a diminuir o cansaço ao longo do dia e também causar insônia, dependendo da quantidade que for ingerida e o horário em que estas substâncias forem consumidas.

Por isto, evite tomar café, chá verde ou substâncias a base de cafeína, ingerir gengibre, canela, chá de hibisco, energéticos e bebidas a base de taurina após as 18 horas para combater a insônia. Assim você irá evitar ficar agitada a noite e evitar o risco de ter insônia devido ao consumo desses alimentos.

Faça exercícios físicos

Atividades físicas realizadas até três horas antes da pessoa dormir ajuda a evitar a insônia. Isto porque eles ajudam a diminuir a ansiedade e o estresse devido a liberação de endorfina, o hormônio do prazer. Além disso, ajuda a prolongar o sono por mais uma hora do que normalmente a pessoa costuma dormir sem realizar atividades físicas. O corpo fica cansado e ajuda a pessoa a diminuir o “excesso de energia” que pode levar a insônia.

Mantenha sua rotina de sono

Alterações na sua rotina de sono pode levar a problemas de insônia. Isto porque o organismo está adaptado a um horário certo para acordar e dormir. Quando há qualquer tipo de alteração, o corpo pode reagir mal, ficando agitado e gerando insônia ou sono inquieto.

Por isto, gere o hábito de sempre dormir e acordar no mesmo horário para tentar combater a insônia.

combater a insônia

Tire os eletrônicos do quarto

Aparelhos eletrônicos no quarto podem alterar a qualidade do sono ou até mesmo gerar insônia. Isto porque eles emitem ondas de radiofrequência que podem interferir na produção do hormônio responsável pelo sono.

Assim, tire do seu quarto, caso seja possível, aparelhos como celulares, smartphones, notebooks, netbooks, computadores, televisão, entre outros para combater a insônia.

Faça terapia de reposição hormonal

Quando a mulher entra na menopausa acaba ganhando como sintoma a insônia e também ondas de calor noturnas (famoso “fogacho”, que acaba também roubando o sono da mulher). Fazer a terapia de reposição hormonal pode ajudar você a diminuir a incidência deste distúrbio do sono, além de aliviar outros sintomas do surgimento desta fase.

Sofre com insônia? O que tem feito para combater esse quadro clínico? Quer se informar sobre vida saudável e dicas para melhorar sua qualidade de vida com a menopausa? Continue acompanhando nosso blog. Ficou alguma dúvida sobre o tema? Deixe nos comentários.

Que tal conferir algumas dicas de bem estar para a saúde da mulher após os 40 anos? Faça o download do nosso e-book agora mesmo!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×