Fogachos na menopausa: confira 7 dicas para lidar melhor com eles

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Muitas mulheres, após os 40 anos de idade, começam a sentir alguns sintomas estranhos, como calores excessivos enquanto todos a sua volta estão com frio, ansiedade exacerbada, cefaleia, muita fadiga, insônia e falta de apetite sexual. Ás vezes a própria mulher custa a admitir que esteja entrando no período da menopausa. Talvez comece a ficar deprimida por achar que está envelhecendo e não consegue entender que todos estes sintomas são reflexos da Perimenopausa.

É justamente quando a mulher começa a entrar na perimenopausa, período que precede a menopausa, que os famosos fogachos começam a incomodar bastante.  Fogachos são aquelas ondas de calor intenso, pele quente e sudorese que trazem bastante incômodos. Eles são naturais nessa fase, mas acalme-se! Existem muitas maneiras de você conseguir amenizar este sintoma indesejado da menopausa.

Os fogachos, além de apresentarem ondas de calor, podem vir acompanhados de formigamento nos dedos, aumento dos batimentos cardíacos, vermelhidão no rosto, pescoço, colo e principalmente muito suor na parte superior do corpo.

Não está ainda muito claro sobre o que provoca os fogachos. Mas segundo os especialistas, muito provavelmente as causas podem ser as alterações hormonais no corpo da mulher nessa fase. Os fogachos não ocorrem da mesma maneira para todas as mulheres, por esse motivo umas podem apresentar mais sintomas do que outras.

O objetivo deste artigo é dar algumas dicas para que você aprenda a lidar melhor com os fogachos de uma maneira menos estressante. Confira logo abaixo algumas delas!

Vista roupas mais leves

O ideal para você que está começando a conviver com estes sintomas é procurar se vestir com roupas mais leves e menos apertadas. Se estiver um dia mais frio, procure colocar um casaco ou outras peças que você possa tirar logo que os fogachos comecem, pois eles não têm hora nem lugar para aparecerem.

Estas ondas de calor podem demorar somente um instante, como podem demorar mais tempo para passar, aí então não outro jeito a não ser ir eliminando as peças de roupas ou se abanar desesperadamente.

Beba muita água

Procure beber muita água durante o dia para manter seu corpo hidratado. Mas se os fogachos aparecerem de repente, tome rapidamente um copo com água gelada ou mais fria possível, pois assim poderá baixar a temperatura do seu corpo.

menopausa

Cuide bem de sua alimentação

Cuide bem da sua alimentação. Preste bastante atenção ao que você come e bebe. Alimentos picantes ou quentes, cafeína, álcool podem piorar significativamente os sintomas do fogacho. Como sempre, prefira alimentos leves e saudáveis. Uma nutricionista poderá auxiliá-la com uma dieta específica para este período.

Evite o fumo

Cigarro não faz bem em qualquer situação não é mesmo? Porém se você é fumante, com certeza os sintomas de fogacho aumentarão consideravelmente. Por isso desista do cigarro se quiser passar pela perimenopausa sem tantos quadros de fogachos.

Faça atividades físicas

A prática de exercícios físicos é um dos melhores métodos para aliviar a tensão, além de ajudar a manter o peso. Pois o excesso de peso também pode aumentar consideravelmente os fogachos devido ao acúmulo da gordura corporal, o que faz com que aumente a sudorese e a vermelhidão em várias partes do seu corpo.

Considere fazer um tratamento hormonal

Muitas mulheres optam por fazer um tratamento hormonal para reduzir os sintomas do fogacho. Porém, somente um médico poderá avaliar seu caso e verificar se há a possibilidade de tratamento com hormônios, pois muitas vezes eles podem trazer mais malefícios do que benefícios. Esse tipo de tratamento pode causar problemas cardiovasculares, coágulos e até mesmo câncer de mama. Portanto uma avaliação criteriosa deve ser feita para avaliar se você pode utilizar os hormônios e durante quanto tempo.

Analise a possibilidade de optar por tratamentos naturais

Muitas mulheres estão preferindo utilizar produtos naturais para combater os fogachos. Pois muitos deles ajudam a combater naturalmente as ondas de calor. Existem muitos tratamentos com ervas, linhaça e principalmente a soja, que já foi testada e comprovadamente se mostrou muito eficaz para aliviar os sintomas indesejados da menopausa.

Todas as mulheres um dia, de uma forma ou de outra, passarão por este período da menopausa, mas sofrer com os sintomas pode ser uma escolha. Pois eles podem ser combatidos simplesmente com alterações simples na sua rotina e de maneira natural.

Como você tem feito para driblar os fogachos durante a menopausa? Conte para a gente!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×