Os riscos da obesidade e como evitar o sobrepeso com essas dicas

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Por muitos especialistas a obesidade é considerada o mal do século já que mais de 2 bilhões de pessoas estão obesas ou com sobrepeso, correspondendo a cerca de 30% da população mundial. No Brasil, cerca de 18% dos brasileiros são obesos, e mais de 52% das pessoas estão com sobrepeso. Sendo muito mais do que uma questão física, a obesidade pode trazer sérios riscos à saúde. Por isso, conheça quais são esses riscos e como evitar a obesidade.

Quais os riscos da obesidade?

A obesidade traz riscos à saúde que geram complicações que podem até mesmo levar à morte. Esses riscos surgem porque o corpo acaba sendo sobrecarregado, fazendo com que os órgãos tenham que trabalhar de maneira muito mais intensa. Dentre os riscos dessa doença estão:

Desenvolvimento de doenças crônicas

Doenças crônicas como diabetes e hipertensão podem surgir devido à obesidade, que é considerada um fator de risco. Isso se deve ao fato de normalmente a obesidade estar associada a problemas como grande consumo de açúcares, gorduras e alimentos processados, fazendo com que o corpo tenha mais dificuldade em realizar seu metabolismo adequadamente.

Com isso, o resultado final é de muitas vezes o desenvolvimento de uma ou várias doenças crônicas e que afetam severamente toda a saúde.

Problemas cardiovasculares

Os problemas cardiovasculares também estão entre os riscos da obesidade e são devidos basicamente ao maior esforço necessário para que os órgãos continuem funcionando adequadamente. Além disso, problemas como entupimento de artérias e hipertensão também ajudam a desenvolver quadros como infartos e acidentes vasculares cerebrais, que podem ser fatais ou mesmo deixar sequelas permanentes.

Depressão

A obesidade também tem riscos associados que vão muito além das questões físicas, já que existe uma relação entre obesidade e depressão. Muitas pessoas após ganharem peso muito acima do limite considerado normal passam a experimentar quadros de falta de autoconfiança, baixa autoestima e isolamento social, os quais acabam culminando em depressão.

obesidade

Como evitar a obesidade?

A boa notícia é que a obesidade pode ser evitada seguindo alguns cuidados fundamentais. Além de evitar a obesidade, essa série de cuidados também garante mais qualidade de vida e uma relação melhor com o próprio corpo, com as pessoas e com o mundo em geral. Dentre os cuidados mais importantes estão:

Alimente-se corretamente

Uma alimentação correta não consiste apenas de saladas e alimentos integrais, mas também não é repleta de gorduras, sal e açúcar. Por isso, alimentar-se corretamente significa fazer escolhas saudáveis e que ainda assim forneçam ao organismo todos os nutrientes.

Com isso, alimentar-se corretamente não significa fazer dieta e, sim, mudar seus hábitos para opções mais saudáveis. Alimentos como a soja, fibras, legumes, verduras e carnes magras são alguns integrantes de uma dieta saudável.

Pratique exercícios físicos

A obesidade também deve ser evitada com a prática de atividades físicas regulares, já que somente a alimentação associada a sedentarismo não fornecem resultados realmente benéficos. O ideal é se exercitar pelo menos três vezes por semana, uma hora por dia e alternar entre exercícios de musculação e aeróbicos.

Durma melhor

Noites de sono mal dormidas podem aumentar o acúmulo de gordura e, portanto, levar à obesidade. Por isso, o ideal é dormir oito horas por noite, sendo o período de seis horas o mínimo recomendado pelos especialistas. Ter um sono tranquilo e livre de distrações e interrupções também é importante para toda a qualidade do sono.

Livre-se do estresse

Outro quadro comumente associado à obesidade é o estresse, capaz de desacelerar o metabolismo e aumentar o acúmulo de gordura. Por isso, é fundamental livrar-se de situações altamente estressantes e incluir na rotina atividades relaxantes para evitar a obesidade.

A obesidade é uma doença séria que precisa de toda a atenção devida já que o ganho excessivo de peso pode levar a problemas de saúde potencialmente fatais. Ao aliar hábitos saudáveis a uma alimentação balanceada e à prática de exercícios físicos você conseguirá evitar esse problema tão comum atualmente.

O que você faz para evitar a obesidade? Não deixe de comentar e aproveite para baixar o e-book “Bem-estar após os 40”.

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×