Emoções à flor da pele: Saiba por que choramos mais com a chegada da menopausa

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Herborisa Emoções à flor da pele Saiba por que choramos mais com a chegada da menopausa

O período de vida de uma mulher é marcado por diversas etapas e cada uma delas possui particularidades únicas. Cada fase é influenciada pelo ciclo reprodutivo, que tem uma enorme interferência na predisposição física e mental para encarar os desafios do dia a dia.

A menopausa, último momento marcante do intervalo fértil, merece uma atenção e carinho especiais. Por definição, a menopausa refere-se a um período fisiológico, normalmente entre os 45 e 55 anos, marcado a partir de um ano após a última menstruação natural. Essa fase é caracterizada por diversas alterações no organismo feminino e é uma janela aberta ao aparecimento de algumas condições emocionais, que até a essa altura não possuíam qualquer expressão.   

Não é culpa apenas da alteração hormonal da menopausa

Muitas vezes, existe uma visão minimalista sobre os condicionantes que interferem com o desenvolvimento da menopausa. É verdade que a queda dos níveis de estrogênio constitui um importante fator com impacto na saúde psicológica feminina. Contudo, a verdade é que a questão da alteração hormonal é apenas a ponta do fio da meada. Os elementos psicossociais envolventes têm um papel marcante no desenrolar do processo e são a base do processo emocional associado a essa fase do ciclo reprodutivo.

Fim do período de vida fértil é uma fase de questionamento e emoção

É comum extravasar sentimentos através do choro. É bom que isso aconteça: é libertador e ao mesmo tempo permite que as dores não fiquem acumuladas de forma prejudicial.

menopausa

A menopausa, independentemente do enquadramento social e emocional, é uma etapa de fecho de ciclo e início de outras vivências. O mesmo evento pode ser interpretado como o começo da velhice ou como um marco na maturidade e liberdade sexual. Independentemente da visão otimista ou pessimista, as alterações são reais e a nostalgia pode tomar conta da situação.

Rodeie-se de pessoas que lhe promovam bem-estar e felicidade

A qualidade dos relacionamentos de uma mulher que atravessa a menopausa, é preponderante na forma como ela reage às alterações hormonais que vão tomando conta do seu corpo. Relacionamentos tranquilos e saudáveis são o ponto de partida para uma menopausa equilibrada. Por outro lado, o convívio com pessoas negativas e pouco abertas à mudança, promoverá maior tendência para estados depressivos e ansiosos, característicos dessa fase. É fundamental que a mulher em menopausa seja orientada a procurar e escolher atividades que promovam a autoestima e a saúde física, como um todo.

Alterações de peso são também características deste período. Contudo, a alteração hormonal não é a única responsável por essa oscilação: sedentarismo e ansiedade são preponderantes no agravamento no cenário. Muitas vezes, a as mudanças na imagem originam estados emocionais depressivos, que podem conduzir a uma alimentação irregular e todo o processo se transforma num ciclo sem princípio nem fim.

As terapias de substituição hormonal são uma ótima ajuda na manutenção do equilíbrio emocional

Muitos médicos são peremptórios na prescrição de terapias de substituição hormonal como base para a assistência médica e psicológica necessária à menopausa. Não sendo uma solução, por si só, os fitohormonios (em particular as isoflavonas) são uma importante ajuda no controle das variações de humor, estados depressivos e ansiosos.  

Sente que as suas emoções estão à flor da pele e que isso é o início da menopausa? Ficou com alguma dúvida sobre como melhorar o seu bem-estar mental nesse período? Conte para nós a sua experiência!

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×