3 coisas para evitar na reposição hormonal

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

A menopausa é um momento de transformação para as mulheres, uma época em que surgem  muitas alterações em seu corpo. Com tantas mudanças, é natural procurar alternativas, como a reposição hormonal, para normalizar um pouco essa situação.

Porém, existem certos cuidados que devem ser tomados por quem está passando por um tratamento de reposição hormonal. Confira três coisas que você deve evitar quando fizer reposição de hormônios.

Fumar, mesmo que por um período curto

Fumar, por definição, já é uma prática nociva para o corpo, capaz de produzir inúmeros malefícios e ser responsável por diversas das doenças que mais afetam as pessoas  atualmente. Para mulheres na menopausa, o cigarro é ainda mais nocivo.

Um dos principais problemas da menopausa é a osteoporose, que é a diminuição da densidade óssea do corpo feminino, tornando os ossos mais frágeis.

O cigarro, por sua vez, aumenta os riscos das mulheres fumantes terem osteoporose durante a menopausa, assim como aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, por exemplo.

reposição hormonal

Evitar cultivar hábitos de vida não saudáveis para o coração

A reposição hormonal pode ser uma arma importante no combate ao aumento da possibilidade da mulher adquirir uma doença cardiovascular durante a menopausa. Isso acontece porque o estrogênio, o hormônio feminino, tem uma ação protetora contra doenças cardiovasculares. Assim, quando ele para de ser produzido, durante a menopausa, o corpo feminino perde essa proteção extra contra doenças cardiovasculares e passa a ficar mais suscetível a esse tipo de problema.

A reposição hormonal, teoricamente, ajuda a combater essa diminuição da proteção contra doenças cardiovasculares, porém o uso prolongado desse tratamento pode ser prejudicial para o sistema cardiovascular feminino, criando uma chance maior de ocorrerem AVCs (Acidentes Cardiovasculares), infartos do miocárdio e derrames.

Dessa forma, deve-se evitar hábitos de vida que não são saudáveis para o coração, como consumir açúcar em grande quantidade (aliás, a reposição hormonal por muito tempo cria uma dificuldade do corpo de lidar com o açúcar, então comer doces deve ser evitado mesmo!), sedentarismo e uma vida com muito estresse.

Ficar sem um acompanhamento médico

O pior hábito para alguém que faz tratamento hormonal, porém, é não ter um acompanhamento médico regular. Como visto, a reposição hormonal possui uma série de contraindicações muito ampla e complexa, envolvendo uma infinidade de fatores, históricos familiares e agravantes. Apenas tomar os comprimidos da reposição hormonal e não aparecer mais ao médico é um erro gravíssimo que coloca em risco a vida da mulher que faz esse tratamento.

É essencial que haja um acompanhamento médico frequente e competente, para que os menores indícios de complicações sejam detectados antes que se transformem em catástrofes no corpo feminino.

Sabemos que o período da menopausa pode ser complicado. Usar ou não reposição hormonal? Como lidar com tantas mudanças no nosso corpo? Como essas mudanças afetarão minha vida pessoal e meu casamento?

Para responder essas dúvidas, elaboramos o e-book Bem-Estar Após os 40 que está disponibilizado de forma gratuita para que as nossas leitoras possam ter acesso a dicas e informações que as ajudarão a passar por esse momento de transição. Faça o download gratuito no link anterior e volte para comentar dizendo o que achou do nosso livro.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×