Você entende do assunto: Como ajudar o parceiro na andropausa?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Herborisa Você entende do assunto Como ajudar o parceiro na andropausa

Assim como as mulheres, os homens também passam por um momento de queda na produção de hormônios durante a maturidade. Esse período é chamado de andropausa.

Para eles, essa redução hormonal acontece mais lentamente do que nas mulheres, e por isso os sintomas podem demorar para aparecerem e ocorrem de forma mais sutil.

Estresse, insônia, cansaço, mais irritabilidade e menos disposição para o sexo podem indicar que o seu parceiro passa pela andropausa.

Se seu companheiro tem entre 40 e 55 anos e vive os sintomas acima, leia este artigo, saiba mais sobre o assunto e descubra como ajudar o parceiro na andropausa.

Sintomas e identificação do problema

Também conhecido como Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino (DAEM), a andropausa não é tão marcante e intensa quanto a menopausa, mas pode causar alguns problemas e desconfortos.

Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) Ricardo Meirelles, as taxas de hormônio masculino começam a cair por volta dos 30 anos, diminuindo em torno de 1% por ano. Mas é depois dos 50 que alguns sintomas podem começar a aparecer. Mas isso não é uma regra – há casos de homens que atravessam esse período sem manifestar nenhum desconforto.

Alguns sintomas frequentes são indisposição, cansaço, irritabilidade, perda de pelos e cabelos, diminuição da libido e dificuldade de ereção. Em casos de níveis muito baixos de testosterona os homens podem sofrer de anemia, perda de massa muscular e óssea.

O diagnóstico é feito através de exame sanguíneo e dosagem dos níveis de testosterona. A identificação do problema, assim como sua compreensão é importante não somente para o homem, mas também para a mulher, já que a andropausa traz desconfortos que afetam o casal.

andropausa

Compreensão é a melhor forma de ajudar o parceiro na andropausa

Depois de identificado o problema, a compreensão da mulher é a melhor forma de ajudar o parceiro na andropausa.

Os homens, muitas vezes, demoram a aceitar as mudanças ocorridas em seu corpo, principalmente no que diz respeito à diminuição de libido e do desempenho sexual. Esses fatores abalam os homens psicológica e emocionalmente, podendo levar à depressão e baixa autoestima.

Portanto, é essencial que a mulher demonstre seu apoio e que não haja cobrança dentro do relacionamento. É importante que a mulher entenda o contexto da relação e também os fatores emocionais do parceiro.

A comunicação é sempre o melhor caminho, e a mulher deve estimular o parceiro a conversar sobre suas frustrações físicas e mentais sempre que sentir abertura por parte dele.

Um bom diálogo pode não só melhorar a relação como ser uma forma de incentivá-lo a procurar ajuda médica e, se necessário, tratamento.

Tratamento e reposição hormonal

Incentivar o tratamento médico quando necessário é uma forma de ajudar o parceiro na andropausa. Ele é feito através da aplicação de testosterona ou de substâncias que estimulem a produção deste hormônio pelos testículos. Pode ser administrada de forma injetável, por gel ou adesivo transdérmico.

No entanto, como nas mulheres, esse tipo de reposição hormonal sintética tem contraindicações como apneia do sono, epilepsia e insuficiência cardíaca e em alguns casos, pode trazer alguns efeitos colaterais como toxicidade do fígado, reações alérgicas e câncer de próstata.

Para as mulheres, existe uma alternativa no tratamento da menopausa que é a reposição hormonal natural com soja, que se mostra muito eficiente e não traz efeitos colaterais. Já para homens, não existem estudos que apontem para uma substância natural capaz de resolver a diminuição dos níveis de testosterona no organismo.

Por isso, é importante que haja uma mudança nos hábitos do parceiro depois dos 50 anos, como uma alimentação saudável e equilibrada que atenda às necessidades do organismo ocasionadas pelo envelhecimento, assim como manter uma rotina de exercícios físicos.

Apoiar o companheiro nessas mudanças de hábito, assim como demonstrar paciência e compreensão, é a melhor forma de ajudar o parceiro na andropausa.

Seu parceiro está enfrentando a andropausa? Como vocês têm reagido a esse período? Compartilhe nos comentários!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×