Como as isoflavonas atuam na menopausa?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

As isoflavonas são compostos naturais encontrados na soja e que possuem uma estrutura química que se assemelha à do estrogênio que é o hormônio feminino. Como o estrogênio é um dos hormônios que possuem drástica redução graças à menopausa, as isoflavonas são consideradas fito-hormônios ou hormônios naturais, ajudando muitas mulheres a conseguir mais saúde nessa fase.

Conheça um pouco mais como as isoflavonas atuam na menopausa e quais os seus benefícios para a saúde da mulher.

Regulagem hormonal natural

As características das isoflavonas são próximas das do estrogênio. Elas garantem que o corpo passe por uma regulagem hormonal de maneira totalmente natural com o consumo de isoflavonas.

Como são fito-hormônios, o corpo absorve e metaboliza esses componentes de maneira eficaz, assim como um tratamento com hormônios sintéticos ou bioidênticos. É essa espécie de regulagem que dá origem a todas as outras atuações, garantindo os resultados desejados.

Alívio dos sintomas

De maneira geral, as isoflavonas atuam de modo a atenuar os sintomas causados pela menopausa, como fogachos, insônia, falta de disposição e oscilações de humor. Isso se deve ao fato de que as isoflavonas funcionam como uma espécie de estrogênio natural, garantindo que o corpo possua níveis mais regulados e, portanto, não experimente tanto os sintomas tão característicos desse momento tão estressante na vida das mulheres.

isoflavonas

Proteção do coração

Com a menopausa, as mulheres ficam mais pré-dispostas a desenvolverem condições cardiovasculares graves, como ter uma parada cardíaca ou um acidente vascular cerebral (AVC). Esse aumento dos riscos deve-se à diminuição do estrogênio e a elevação de taxas como o do colesterol, além da facilidade que existe em engordar nesse momento.

As isoflavonas, por sua vez, garantem que o organismo experimente uma redução do colesterol, diminuindo os riscos de entupimentos das artérias e, portanto, de um problema cardiovascular, sem retenção de líquidos e sem aumento de peso.

Proteção dos ossos

Outro problema advindo da menopausa é a osteoporose, que acontece de maneira frequente até o período pós-menopausa. As isoflavonas, por sua vez, ajudam a proteger a estrutura óssea porque aumentam as taxas de absorção de cálcio, permitindo que os ossos se mantenham mais firmes e resistentes. Além de garantir a absorção do cálcio, as isoflavonas reduzem a perda de massa óssea em geral, agindo tanto para conter o problema quanto para reverter os riscos.

Reduz os riscos de câncer

A reposição hormonal feita com hormônios sintéticos pode aumentar as chances de câncer do útero e de mama devido à absorção preferencial do estrogênio nesses tecidos. Com as isoflavonas, entretanto, isso não acontece, já que elas possuem um efeito protetor no tecido mamário, ajudando a evitar o câncer de mama. Dessa forma, elas podem ser usadas de maneira totalmente segura.

As isoflavonas atuam não apenas de modo a aliviar os sintomas causados pela menopausa, mas também para proteger o coração e os ossos, além de diminuir os riscos de câncer quando comparadas aos hormônios sintéticos.

Sua mais importante atuação na menopausa, entretanto, é o fato de promover uma regulagem de níveis hormonais de maneira natural, garantindo maior qualidade de vida e mais saúde para a mulher.

Você ainda tem dúvidas sobre a atuação das isoflavonas? Use os comentários para perguntar! Se quiser saber mais sobre como viver melhor nessa fase da vida, baixe o e-book gratuito “Bem-estar após os 40”.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×