Os benefícios dos fitohormonios na menopausa

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Herborisa Os benefícios dos fitohormonios na menopausa

Os fitohormonios são compostos químicos naturais capazes de imitar a ação do estrogênio, hormônio feminino cuja queda na menopausa é responsável pela maioria dos sintomas e alterações no organismo feminino.

Os mais famosos são as isoflavonas, encontrados naturalmente em alguns alimentos, como cereais integrais, soja e leguminosas e podem ajudar na prevenção de algumas doenças decorrentes do climatério, assim como amenizar alguns de seus sintomas.

Se você está atravessando a menopausa, leia este post e saiba os benefícios que o consumo de fitohormonios pode trazer para a saúde nessa fase tão delicada da vida da mulher.

Reduz das ondas de calor da menopausa

O fogacho, aquelas ondas de calor características da menopausa podem ser reduzidas com o uso de fitohormonios, principalmente das isoflavonas, presentes em terapias de reposição hormonal natural.

Ajuda a equilibrar o lado emocional

O consumo de fitohormonios, em especial as isoflavonas, ajuda a evitar variações de humor e até quadros de depressão, baixa autoestima e desânimo, ocasionadas pela queda dos níveis de estrogênio na menopausa.

Ou seja, o consumo de fitohormonios ajuda a melhorar a qualidade de vida da mulher no climatério, visto que esses distúrbios emocionais podem afetar de forma negativa sua vida pessoal e profissional.

Melhora o perfil lipídico

Os fitohormonios ajudam a melhorar o perfil lipídico do sangue, visto que atua na diminuição do colesterol ruim (LDL) e dos triglicérides.

Assim, auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares, cujos riscos aumentam no período da menopausa.

menopausa

Previne a osteoporose

Acredita-se que o consumo de fitohormonios esteja relacionado à manutenção da densidade óssea em mulheres na menopausa. Isso se dá graças à isoflavonas, que tem a capacidade de regular o mecanismo de formação contínua dos ossos, mantendo sua densidade estável. Assim, reduz-se o risco de desenvolvimento da osteoporose, doença tão comum a mulheres nestas condições, devido a propensão à perda de massa óssea.

Estão presentes no tratamento de reposição hormonal

Para mulheres que sofrem com os sintomas da menopausa, mas não querem fazer uso de reposição hormonal sintética por medo de seus efeitos colaterais e riscos, existe outra alternativa: a reposição hormonal natural.

Esses tratamentos naturais são compostos à base de soja, alimento rico em isoflavonas.

Funcionam como uma espécie de suplemento de fitohormonios para o organismo, proporcionando todos os benefícios citados acima para as mulheres em menopausa.

Os fitohormonios podem ser consumidos através de alimentos ricos nesses compostos ou de cápsulas de gérmen de soja que são fontes de isoflavonas.

Mas lembre-se, nenhum alimento deve ser consumido em excesso e devem estar inseridos dentro de uma dieta balanceada.

E caso deseje iniciar um tratamento de reposição hormonal natural com fitohormonio para menopausa, não deixe de consultar seu médico. Nenhum tratamento deve ser iniciado sem a recomendação de um profissional.

E você? Já sabia o que eram os fitohormonios ou conhecia os benefícios que esses compostos trazem para a mulher na menopausa? Já faz algum tratamento parecido? Então conta para a gente!

Deixe suas experiências e suas dúvidas nos espaços abaixo e aproveite para conferir mais dicas em nosso blog!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×