Ganhando muito peso? Confira se a chegada da menopausa engorda!

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Herborisa Conheça as alterações que a menopausa traz para o corpo da mulher

Provavelmente, você já sabe que a menopausa provoca inúmeras alterações no metabolismo feminino que são consideradas desagradáveis. É bastante comum, inclusive, ouvir relatos de ganho de peso nesse período. Talvez esse seja um dos sintomas que mais incomodam as mulheres, principalmente, as mais vaidosas.

Entretanto, será que a menopausa engorda de fato? Isso é o que você vai descobrir neste artigo e assim poderá entender o que é mito e o que é verdade em relação ao tema.  

O que acontece antes da menopausa?

A menopausa é um tema frequentemente abordado, porém, muita gente esquece de explicar que o período que antecede a menopausa em si talvez seja o mais “problemático”.

A perimenopausa é o nome dado ao período que antecede a menopausa e pode durar entre cinco e oito anos. Durante esse tempo, a vida da mulher é marcada por uma série de alterações hormonais que inicialmente são muito sutis, mas que vão se intensificando com o tempo.

Inicialmente o que acontece é a diminuição dos níveis de progesterona (que é o hormônio sexual esteroide responsável pela fertilidade feminina) no organismo. e somente depois ocorre a redução dos níveis de estradiol (é o hormônio responsável pelo desenvolvimento das características femininas e pela regulação do ciclo ovulatório nas mulheres).

Durante essa fase, o corpo da mulher começa a sentir as primeiras mudanças e os sintomas da menopausa começam a aparecer. Mas se a menopausa engorda ou não, é o que vamos descobrir a seguir.

menopausa engorda

A chegada da menopausa engorda?

Com a aproximação da menopausa e da última menstruação de fato, é bem comum que os sintomas dessa fase se agravem e sejam mais percebidos. Com eles é destaque a preocupação com o aumento do peso. Para quem ainda sofre os primeiros efeitos da fase é comum a dúvida: Menopausa engorda?

Muitas mulheres relatam que ganharam peso nesse período, mas é bom entender que nem sempre isso acontece. As mudanças hormonais podem causar oscilação no peso, sim, entretanto são fatores como ansiedade e sedentarismo que acabam fazendo esse cenário ser mais agressivo. Ansiosas, as mulheres tendem a comer mais e de forma desorientada e a falta de atividade física é um complicador.

O que fazer para não ganhar peso?

Dessa forma, fica claro que é perfeitamente possível controlar o ganho de peso na menopausa. Se você acha que está ganhando muito peso (ou que isso pode vir a acontecer) basta ficar atenta à alimentação e incluir atividade física diária (caso ainda não faça) na rotina. Beber muita água e ocupar o tempo ocioso com atividades relaxantes ajuda muito a controlar a ansiedade e o estresse também.

É bastante comum que os médicos recomendem algum tipo de reposição hormonal como forma de reduzir os sintomas desagradáveis. Nesse caso, a dica é conversar com ele e optar por um tratamento natural que não cause efeitos colaterais. Assim, você controla o ganho de peso, conquistando muito mais qualidade de vida nessa fase.

E aí, você acha que a menopausa engorda e anda impactando os ponteiros da sua balança? Compartilhe conosco seu comentários e dúvidas sobre o tema.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×