Conheça os benefícios da soja para a saúde da mulher

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Muito tem se falado sobre os benefícios da soja nos últimos anos. O grão da família das leguminosas (da mesma família do feijão e do grão-de-bico) é repleto de nutrientes importantes para o organismo e com baixas calorias, sendo uma opção bem saudável para a sua rotina.

Para as mulheres, a soja é uma importante aliada para a saúde. Quer saber os benefícios dela para seu organismo? Confira nosso artigo sobre o assunto!

Redução dos sintomas da menopausa

A soja ajuda a mulher que está prestes a entrar na menopausa a diminuir os sintomas desta nova fase da vida. Esse alimento ajuda a mulher a diminuir a sensação de “fogacho” (as famosas ondas de calor que são sentidas ao longo do dia), a amenizar as oscilações de humor devido as alterações hormonais, a controlar o aumento de peso característico dessa fase causado pela redução do metabolismo, a amenizar o ressecamento vaginal e a queda de libido.

Isso acontece porque a soja possui a isoflavona, um composto responsável por auxiliar nessa redução dos sintomas.

Tratamento de Reposição Hormonal

A isoflavona contida na soja auxilia na reposição do estrogênio, hormônio que diminui drasticamente a sua produção com a menopausa. Ela apresenta receptores semelhantes ao estrogênio, sendo considerado um fitohormônio. A principal vantagem é que a soja, desta forma, atua no organismo como um componente de Tratamento de Reposição Hormonal natural, sem trazer efeitos colaterais perigosos para o organismo.

menopausa

Controle do colesterol

A soja possui ação antioxidante no organismo. Isso faz com que ela seja capaz de desintoxicar o organismo de impurezas e, consequentemente, eliminar substâncias que são prejudiciais para o corpo.

Ela ajuda também na redução do colesterol ruim (LDL), que contribui para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, entre elas o infarto, hipertensão e AVC. Em contrapartida, a soja auxilia no aumento do colesterol bom (HDL), que auxilia justamente na prevenção destes problemas.

Prevenção da osteoporose

A osteoporose é uma consequência que pode ser observada após as mudanças hormonais que ocorrem na menopausa e que pode trazer consequências bem sérias a longo prazo, como o risco maior de fraturas ósseas por impactos pequenos.

O corpo, durante o climatério e a menopausa, reduz sua capacidade absorver cálcio como deveria e acaba enfraquecendo os ossos. A soja é uma importante aliada na prevenção desta doença por fazer reposição hormonal de estrogênio no organismo e também por conter uma boa concentração de cálcio em sua composição, ajudando a adequar essa demanda nutricional. Quando seu consumo é aliado a prática de exercícios físicos, essa condição se torna ainda melhor.

Fonte de proteínas

A soja faz parte da família das leguminosas secas. Isso faz com que ela seja um alimento rico em proteínas. Principalmente para as mulheres que estão próximas ao período da menopausa, ela é uma grande aliada da dieta porque nesta fase há perda de tônus muscular e massa magra. Com a maior ingestão de proteínas, aliada com a prática de exercícios físicos regulares, é possível combater a perda de massa magra e a flacidez nestas mulheres.

É possível perceber que a soja é uma importante aliada na saúde da mulher, não é mesmo? Então que tal aumentar seu consumo no dia-a-dia? Como você tem feito para introduzir os benefícios desse alimento na sua rotina? Conte para a gente!
Quer aprender outras informações sobre saúde e bem-estar? Faça o download do nosso e-book e tire proveito das nossas dicas!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×