Estou com sintomas da menopausa, mas a menstruação não parou. O que fazer?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Herborisa Estou com sintomas da menopausa, mas a menstruação não parou O que fazer

Ao chegar aos 40 anos, pode acabar sendo comum perceber determinadas alterações no corpo feminino. Uma das grandes responsáveis é a menopausa. Porém, é comum que comecem a aparecer os sintomas da menopausa antes da parada total da menstruação (ou seja, antes mesmo da chegada do climatério em si).

Nesses casos, o que fazer? É possível amenizar os efeitos? O que deve ser feito? Tire suas dúvidas em nosso post:

Mantenha o controle sobre as suas menstruações

Um primeiro ponto importante (que servirá nos próximos passos que falaremos adiante) é manter o controle sobre as datas de suas menstruações e seu tempo de duração.

Muitas mulheres acabam começando a ter menstruações espaçadas (algumas vezes com até seis meses entre uma e outra) e acabam achando que já estão na menopausa, mas não estão. E nesse meio tempo já começam a sentir os sintomas da menopausa. Mantenha um calendário com essas informações, pois será preciso posteriormente.

Se informe sobre os sintomas da menopausa

Outra coisa que deve ser feita é se informar sobre os sintomas da menopausa e como você pode amenizá-los de forma natural no seu dia-a-dia.

Pesquise, leia blogs sobre o assunto, veja quais atividades físicas são mais indicadas e que podem ajudar você a aliviar os sintomas, confira quais são as manifestações mais comuns nesse período, quais sintomas parecem menopausa, mas não são, que alimentos podem ajudar a amenizar e que você deve incluir na sua dieta, entre diversas outras informações importantes que ajudam você a saber lidar melhor com esse momento.

Essas informações são úteis para que você saiba em que medida você mesma pode fazer algo que possa ajudar de forma natural, sem prejudicar a sua saúde. Mas lembre-se que todas essas informações são orientações que, em sua maioria, precisam do auxílio de um médico para que sejam postas em prática.

sintomas da menopausa

Consulte um médico

Se há qualquer alteração física, mesmo que se trate apenas dos sintomas da menopausa, é importante que você consulte um médico ginecologista. Como falamos ali em cima, há sintomas que parecem ser da menopausa, mas na verdade não são e podem ser manifestações de outros problemas ou distúrbios que devem ser verificados por um profissional de saúde.

Leve a ele as informações de cada sintoma que sente, quando os sente, date as suas últimas menstruações e o espaçamento entre cada ciclo para que ele possa avaliar se de fato é o climatério chegando.

Além disso, qualquer tipo de reposição hormonal ou uso de substância para amenizar esses sintomas deve ser prescrito por um médico competente e de confiança. Isso porque muitas vezes há uma série de problemas que pode ocorrer com o uso indiscriminado de medicamentos que pode comprometer seriamente a sua saúde e, por isso, devem ser verificados por um profissional.

O mesmo se aplica ao começo de exercícios físicos (que deve ser acompanhado por um profissional, já que há risco sério de lesões, principalmente para as mulheres que já possuem perda óssea ou princípio de osteoporose) e a mudanças alimentares (pois se pode acabar diminuindo ou sobrecarregando o organismo de nutrientes essenciais, o que poderia gerar problemas de saúde).

Se você já está sentindo os sintomas da menopausa e não parou de menstruar, que tal seguir os passos que indicamos aqui? Será o melhor para a sua saúde. Dúvidas? Deixe o seu comentário nos espaços abaixo.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×