3 alimentos que combatem os sintomas da menopausa

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Uma boa alimentação é uma das nossas principais ferramentas para combater os sintomas da menopausa – uma arma muito mais efetiva do que tratamentos hormonais sintéticos, por exemplo.

Isso acontece porque uma boa alimentação ajuda o nosso organismo a funcionar melhor e com isso, o próprio corpo ajuda a diminuir os efeitos negativos causados pela menopausa.

Por isso, listamos abaixo três alimentos que são incríveis no trato dos sintomas agressivos e desagradáveis da menopausa. Confira!

Soja

A soja é um dos principais alimentos que podem ser utilizados no combate aos sintomas da menopausa – que é o período, no qual, ocorre a diminuição gradual da fertilidade feminina e pode levar até um ano para se completar.

Segundo especialistas em ginecologia e climatério, uma dieta que seja rica em soja – com o consumo de cerca de 60g diárias, por exemplo – é o suficiente para lidar com grande parte dos sintomas desagradáveis, que causam mais desconforto, nesse momento.

Isso acontece porque a soja contém isoflavonas, substâncias químicas vegetais que têm estrutura semelhante ao estrogênio, que é um hormônio feminino produzido nos ovários e que tem sua produção reduzida após a menopausa.

De acordo com pesquisas, a ingestão da dose diária de soja durante um período de seis semanas a um ano, reduz em 20% a frequência das ondas de calor (o fogacho), um dos principais e mais desagradáveis sintomas do climatério, enquanto a redução da sua intensidade pode chegar a 26%.

sintomas da menopausa

Sardinha

Um dos sintomas mais perigosos do climatério e da menopausa é o enfraquecimento dos ossos no corpo da mulher, a osteoporose. A doença ataca com bastante força nesse período, mas pode ser combatida com a ingestão de cálcio na sua dieta.

Segundo a pesquisa Firme e Forte Osteoporose 2012, que ouviu cerda de duas mil brasileiras entre os 16 e os 44 anos de idade, mostram que cerca de 65% das mulheres no Brasil consome leite e derivados todos os dias, mas em porções insuficientes, conforme a recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde), o que as torna mais vulneráveis para a osteoporose.

Portanto, é preciso inserir alimentos ricos em cálcio na sua dieta para evitar esse e outros sintomas da menopausa. Um alimento que pode ser consumido é a sardinha, um peixe muito saboroso e que possui cerca de 382 mg de cálcio para cada 100 gramas de sardinha, uma proporção maior que a do leite!

Além disso, a sardinha é rica em Ômega 3, que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, que também podem se tornar mais frequentes durante o climatério e após a menopausa.

Sementes de girassol

A semente de girassol é outro ótimo alimento para combater os sintomas da menopausa e do climatério. A semente é extraída da flor do girassol – originária da América do Sul – e traz uma série de benefícios para o corpo humano, incluindo uma sensação de saciedade que ajuda a matar a fome e a diminuir o consumo de calorias.

A semente de girassol é muito rica numa série de nutrientes e vitaminas, como as vitaminas do Complexo B, Vitamina E, Vitamina c, magnésio, cálcio (que ajuda com a osteoporose, como já foi relatado), selênio, Ômega 3 (que ajuda a evitar doenças cardiovasculares) e Ômega 6.

Além disso, duas colheres de sopa por dia de semente de girassol ajudam a manter uma boa lubrificação vaginal, combatendo assim o ressecamento da vagina que ocorre pela diminuição da produção de estrogênio dentro dos ovários, após a menopausa.

Para mais dicas sobre como lidar com as mudanças do seu corpo nesse período de transformações, baixe já o nosso e-book Bem Estar aos 40, de maneira totalmente gratuita. Além disso, queremos saber de você: que alimentos estão na sua dieta diária e que ajudam com os sintomas da menopausa? Conte-nos nos comentários!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×