Quais são os sintomas da menopausa mais comuns?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Uma fase que chega para todas as mulheres é a menopausa. A partir dos 40 anos, os primeiros sintomas começam a aparecer e muitas pensam que isso significa o fim de coisas simples como sentir-se bonita, atividade sexual, entre outros.

Mas você sabe identificar os sintomas da menopausa mais comuns? Eles podem ser confundidos com outros sintomas de saúde que são muito similares. Separamos alguns deles para você aprender a identificá-los da maneira correta. Confira abaixo!

Calor excessivo

Quem é que nunca ouviu falar dos calorões da menopausa, não é mesmo? Os hormônios fazem com que a temperatura corporal fique irregular, trazendo ondas de calor várias vezes ao dia.

Para garantir que você se sentirá bem sempre, sem sofrer com esses sintomas da menopausa, procure usar roupas mais leves, beba bastante água e evite ficar em lugares onde o calor aumente, como caminhadas em horários que o sol está mais forte.

Falta de desejo sexual

Outro dos sintomas da menopausa que incomodam a maioria das mulheres é a falta de desejo sexual. Por conta da falta dos hormônios, a libido diminui. A lubrificação vaginal também fica mais escassa, o que dificulta manter a atividade sexual regularmente.

Caso seja casada ou namore, procure conversar com o seu parceiro, explique o que está passando nessa fase e encontrem juntos uma solução para esse problema.

Baixa autoestima e ganho de peso

O organismo começa a ter seu metabolismo mais devagar, por isso é comum o ganho de peso durante a menopausa. Isso acarreta outro problema bastante comum nessa fase: a baixa autoestima. Para evitar os dois problemas, procure fazer exercícios físicos regularmente e, caso sinta necessidade, procure a ajuda de um psicólogo para tratar a sua autoestima.

sintomas de menopausa

Problemas cardíacos

Muitas mulheres começaram a ter problemas de colesterol e pressão alta durante a menopausa. Caso um tratamento não seja feito, as chances de infarto aumentam, colocando a vida da mulher em risco.

Por isso, consulte seu médico regularmente, faça os exames e procure tratamentos caso esteja com pressão alta ou colesterol alterado.

Distúrbios do sono

A insônia também é um dos sintomas da menopausa comumente observado durante essa fase da vida da mulher. Além dele, é comum sentir suores intensos durante a noite, o que faz com que a mulher não descanse apropriadamente.

Alterações do humor

Durante a menopausa é comum que algumas mulheres tenha mudanças bruscas de humor, devido a baixa produção hormonal. É preciso saber lidar com essa situação, já que elas podem oscilar entre a felicidade e a tristeza em poucas horas. Mulheres com tendências depressivas costumam enfrentar problemas sérios nessa fase da vida.

Em casos mais graves é importante o acompanhamento de um psicólogo, já que a depressão e ansiedade são mais comuns durante a menopausa.

Tratamento para os sintomas da menopausa

É possível fazer tratamentos para amenizar todos esses sintomas de menopausa e melhorar a qualidade de vida. O mais comum é o de reposição hormonal, porém é possível também contar com tratamentos naturais alternativos, que oferecem soluções saudáveis para o organismo da mulher enfrentar essa situação com mais tranquilidade.

Quais desses sintomas da menopausa mais comuns que você já percebeu em seu organismo? Comente e compartilhe com a gente nos comentários!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×