Sintomas que parecem menopausa, mas não são

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Herborisa Sintomas que parecem menopausa, mas não são

Se você é mulher, provavelmente sabe quais sintomas lhe aguardam após a chegada da menopausa, não é mesmo? As famosas ondas de calor, as oscilações de humor e até mesmo alguns desconfortos corporais podem se tornar mais comuns após o final do ciclo fértil do sexo feminino.

Alguns sintomas, entretanto, que são encontrados em mulheres com menopausa, podem, isoladamente, não ser uma consequência dessa fase da vida e, portanto, podem confundir alguns diagnósticos. Citamos, nesse artigo, alguns desses sintomas que podem parecer ser da menopausa, mas nem sempre são – e por isso merecem ser investigados mais a fundo. Confira!

Dor de cabeça esporádica

As dores de cabeça são sintomas observados durante a menopausa, entretanto, nem sempre elas vão ser um sinal de que essa fase da vida está chegando. Se você enfrenta dores de cabeça esporádicas, que causam desconforto, mas que nem sempre duram mais do que um dia, talvez elas possam ser sintoma de alguma alimentação irregular ou um dia mais cansativo.

Fique atento para ver se os quadros de dores de cabeça vão aumentar sua frequência ou se vão se tornar uma crise de enxaqueca, sendo necessário assim procurar um médico.

Ausência de menstruação por um mês

Mulheres podem, eventualmente, ficar sem menstruar por um mês ou mais, mesmo fazendo uso de medicamentos que controlam o ciclo – como as pílulas anticoncepcionais – e, mesmo assim, não estarem grávidas ou próximas da menopausa.

A oscilação de ciclos é uma situação normal no organismo feminino. Caso essa ausência se torne frequente ou enfrente períodos muito grandes – três ou quatro meses – vale a pena procurar um médico.

menopausa

Ganho de peso

O aumento de peso é um dos sintomas mais tradicionais da menopausa, mas isoladamente não é capaz de fechar um diagnóstico dessa fase da vida da mulher. O ganho de peso pode ser uma consequência de um excesso de ingestão calórica, de uma vida mais sedentária ou até mesmo de alguma alteração clínica ou metabólica no organismo.

Se você vem ganhando peso, mas ainda apresenta menstruação regular e nenhum outro sintoma da menopausa, vale a pena procurar um médico e conferir o que pode ser feito.

Sensação de cansaço e desânimo

É natural que muitas mulheres que chegam à menopausa enfrentem uma constante sensação de cansaço e desânimo – que é uma consequência natural das alterações hormonais no organismo.

Apesar disso, sentir-se cansada e desanimada pode ser também uma consequência do seu psicológico, que pode estar sendo afetado por uma rotina muito pesada ou uma situação emocional inesperada. Fique atenta aos sintomas e aprenda a identificar se essa questão tem mesmo relação com a proximidade da menopausa ou não.

Ansiedade

Da mesma maneira que as sensações de cansaço e desânimo não podem ser apontadas como sintomas isolados da menopausa, a ansiedade também não pode seguir o mesmo caminho.

Se você vem enfrentando quadros de ansiedade, porém sem nenhum outro sintoma que possa ligar essa condição à menopausa, vale a pena procurar uma ajuda especializada para tratar essa sensação.

Os sintomas desse texto, apesar de serem frequentemente encontrados em mulheres na menopausa, isoladamente podem não significar mudanças hormonais significativas nessas pacientes. Você já confundiu algum desses sintomas com a chegada da menopausa? Tire suas dúvidas com a gente!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×