Entenda melhor o que é a menopausa

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Praticamente toda mulher adulta está ciente de que em algum momento passará pela menopausa, mas a verdade é que nem todas sabem exatamente do que esse momento se trata ou como identificá-lo. Ter os cuidados corretos nesse momento da vida, inclusive, é fundamental para a saúde e por isso entenda melhor o que é a menopausa.

O que é a menopausa?

De maneira simplificada, menopausa é o termo dado para a última menstruação da mulher e que indica o fim do período fértil da mulher. O encerramento desse ciclo de fertilidade acontece porque o sistema reprodutivo para de funcionar devido à diminuição dos níveis de hormônios sexuais.

Quando ocorre a menopausa?

Do mesmo modo que cada mulher tem a primeira menstruação em períodos diferentes da vida, a menopausa também acontece de maneira individual. De maneira geral, entretanto, a menopausa acontece no período que vai dos 45 aos 55 anos – sendo 50 anos a idade mais comum. Quando a menopausa se inicia antes dos 40 anos, essa é uma condição atípica e conhecida como menopausa precoce.

Climatério x menopausa

Diferentemente do que muitas pessoas acreditam, a fase dos sintomas não é exatamente a menopausa, já que ela é a última menstruação. A fase que antecede e precede o fim do período fértil de uma mulher é conhecida como climatério e é nela que ocorrem os sintomas característicos desse período.

O climatério é, portanto, o período de transição entre a vida reprodutiva e o encerramento da fertilidade, culminado pela menopausa. Essa fase acontece tanto antes da menopausa (climatério pré-menopausa) quanto após a última menstruação (climatério pós-menopausa).

Quais são os sintomas?

Os principais sintomas do climatério estão diretamente relacionados à baixa de hormônios no organismo e incluem:

  • Irregularidade menstrual;
  • Dificuldades para dormir;
  • Dores de cabeça;
  • Sensação de mal-estar;
  • Irritabilidade;
  • Depressão;
  • Ondas de calor.

Também podem ocorrer alterações na libido, sensação de ansiedade, aumento de peso e da gordura corporal, cansaço e secura vaginal.

Como tratar os sintomas?

Para combater os sintomas desse período de transição é fundamental conversar com o seu ginecologista logo que os primeiros sinais surgirem. O principal tratamento é a reposição hormonal, mas ele deve ser usado com cuidado devido aos seus riscos e efeitos colaterais. Com isso, o uso de tratamentos naturais é uma alternativa viável e que deve ser conversada com seu médico.

O tratamento dos sintomas também deve incluir alterações no estilo de vida, como ter uma alimentação balanceada e praticar atividades físicas com regularidade. Diminuir o estresse também é importante nessa fase, que deve ser sempre acompanhada por um médico.

menopausa

Quais doenças podem ocorrer nesse período?

Devido à magnitude das transformações ocorridas na menopausa, algumas doenças possuem maiores chances de acontecer nesse período. É o caso da osteoporose, que passa a ter mais chances de acontecer devido à perda de massa óssea experimentada no período.

Já o aumento de gordura corporal e a diminuição do metabolismo aumentam o risco de doenças cardiovasculares. Os níveis hormonais diminuídos também podem levar à depressão ou ao surgimento de distúrbios do sono.

Menopausa não é doença

Tão importante como saber como tratar os sintomas é saber que a menopausa não é uma doença e, sim, um período de transição eu será experimentado por todas as mulheres em determinada faixa de idade.

Ter a consciência de que esse período não se trata de uma doença é fundamental para evitar a busca por combater ou impedir a ocorrência dessa fase, além de também aumentar a qualidade de vida.

A menopausa nada mais é do que o final do ciclo reprodutivo da mulher, sendo caracterizada pela última menstruação. Durante o período anterior e posterior a esse momento o corpo da mulher passa por transformações e diversos sintomas são experimentados, os quais podem ser combatidos com mudanças de hábitos de vida e também com tratamentos, inclusive o tratamento natural.

Você possui alguma dúvida sobre a menopausa? Deixe nos comentários para podermos te ajudar.

Quer conferir algumas dicas de bem estar para enfrentar essa fase da sua vida? Faça o download do nosso e-book agora mesmo!

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×