Nutrientes poderosos: como consumir Ômega 6 na menopausa pode ser bom para a saúde?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Herborisa Nutrientes poderosos como consumir Ômega 6 na menopausa pode ser bom para a saúde

Ao chegar no climatério é importante que a mulher passe a ter uma atenção mais especial com a sua saúde. Isso porque o corpo passa a ter demandas diferentes de antes devido às alterações hormonais.

Um dos cuidados é verificar quais nutrientes devem ser consumidos em maior quantidade a partir desse período. Hoje vamos abordar a importância de se consumir Ômega 6 na menopausa. Confira:

O que é o Ômega 6?

O Ômega 6 é um conjunto de ácidos graxos polinsaturados encontrado em diversos alimentos e são essenciais para o organismo humano – e não são produzidos pelo corpo.

O nutriente ajuda no controle da pressão arterial, no controle de peso, ajuda a combater o excesso de colesterol ruim e de glicose.

Qual a importância do consumo de Ômega 6 na menopausa?

O consumo de Ômega 6 na menopausa é de extrema importância. Isso porque diversas pesquisas mostram que além dos benefícios falados anteriormente, ele ajuda a manter as funções cerebrais saudáveis (ajudando a prevenir o surgimento precoce do Mal de Alzheimer), além de ajudar na recuperação muscular e na saúde da pele, dos cabelos, dos ossos, reduz a retenção líquida e ajuda a melhorar o metabolismo que acaba caindo consideravelmente neste período.

Ganhar massa muscular depois dos 50 anos é importantíssimo para evitar problemas com o enfraquecimento dos ossos derivado da osteoporose. E o consumo de Ômega 6 na menopausa ajuda a aumentar a qualidade da síntese muscular. Por isso é importante que você não deixe de consumir esse nutriente nessa fase.

ômega 6 na menopausa

Porém, é preciso que você fique atenta, porque o Ômega 6, como todos ácidos graxos, não deixa de ser uma gordura (gordura saudável, mas ainda assim gordura). Seu consumo deve ser feito de forma moderada, pois, caso contrário, o risco é de que em vez de ter benefícios, você acabe prejudicando sua saúde devido a isso.

A falta dessa substância no organismo pode causar uma série de problemas perigosos para a saúde, tais como: depressão, surgimento de transtorno bipolar do humor, esquizofrenia, déficit de atenção, além de outros problemas sérios. Por isso é importante ficar atenta e não deixar de consumir as principais fontes desse nutriente.

Outros benefícios dele são: melhora das dores da artrite reumatoide, inibição da atividade do tumor de mama e diminuição dos sintomas de alergia.

Quais as principais fontes de Ômega 6?

Para não ter problemas e manter o consumo de Ômega 6 na menopausa, é importante que você mantenha em sua dieta as principais fontes desse nutriente. São elas:

  • Óleo de girassol;
  • Óleo de milho;
  • Óleo de soja;
  • Óleo de abacate;
  • Óleo de prímula;
  • Azeite de oliva;
  • Nozes;
  • Sementes de Cânhamo;
  • Castanha-do-Brasil (Castanha-do-Pará);
  • Sementes de gergelim;
  • Sementes de abóbora;
  • Manteiga de amendoim;
  • Peixes (principalmente atum, sardinha e salmão).

Também é possível obter o nutriente através de suplementação, caso você prefira dessa forma.

Ficou alguma dúvida sobre a importância do consumo de Ômega 6 na menopausa? Conte para nós. Deixe um comentário nos espaços abaixo com a sua dúvida ou experiência. E para conferir mais dicas sobre a saúde da mulher, acesse o nosso blog!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×