Por que mulheres ganham peso mais facilmente na menopausa?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Herborisa Por que mulheres ganham peso mais facilmente na menopausa

Uma das reclamações mais comuns ao chegar aos 40 anos é que a balança começa a subir mais rapidamente do que antes. Mesmo que você não mude nada em sua rotina, irá perceber que aos poucos o seu corpo irá mudar, ganhando mais peso do que antes.

Mas então, por que mulheres ganham peso mais facilmente na menopausa? Descubra:

Por que mulheres ganham peso mais facilmente?

Em primeiro lugar, de forma geral, as mulheres ganham peso mais facilmente desde sempre. Isso porque há uma série de fatores fisiológicos que favorecem os homens neste comparativo. Por exemplo:

  • Mulheres possuem 20% a menos de massa magra do que os homens em média. Mais músculos significa mais gasto calórico, consequentemente, menos facilidade em ganhar gordura.

 

  • O metabolismo das mulheres é mais lento. Com uma taxa metabólica menor, o organismo tende a transformar os nutrientes ingeridos na comida em gordura, além de haver um menor gasto calórico sobre o que é ingerido. Consequência: maior acúmulo de gordura.

 

  • Mulheres possuem menos testosterona do que os homens: a testosterona é um hormônio predominantemente masculino, mas que as mulheres também produzem. A partir dele é possível aumentar a síntese muscular. Com taxas menores, há uma dificuldade maior em aumentar massa magra. Menos passa magra, menos gasto calórico.

Por que isso fica mais proeminente na menopausa?

Com a menopausa, aí que as mulheres ganham peso mais facilmente mesmo. Na verdade, o que ocorre muitas vezes é um aumento da gordura abdominal (ou seja, de gordura localizada).

Pesquisas apontam que isso ocorre devido a queda hormonal, principalmente do estrogênio e da testosterona produzida no corpo da mulher (lembre-se que ele é importante para a perda de massa de gordura).

Porém, isso é mais do que uma questão estética: o aumento da região abdominal é um fator de risco para doenças cardiovasculares, bem como o surgimento do câncer, por exemplo.

mulheres ganham peso mais facilmente

Como evitar isso?

Quer saber como evitar em ganhar gordura? Veja algumas dicas:

  • Faça terapia de reposição hormonal natural. A sintética possui como efeito colateral também o inchaço e o aumento de gordura. A natural irá prevenir o surgimento dos sintomas da menopausa, entre eles o aumento de gordura.

 

  • Pratique atividades físicas. Elas irão ajudar a perder a gordura que já esteja instalada no seu corpo.
  • Tenha uma boa alimentação. Não adianta seguir os passos anteriores e ter uma dieta cheia de alimentos ruins e que irão promover não só o aumento de gordura, mas também prejudicar sua saúde.

 

 

  • Mantenha seus ossos fortes e saudáveis. Sem isso as suas opções de exercícios podem diminuir drasticamente. Então tome 20 minutos de sol todos os dias nos horários permitidos (antes das 10 da manhã e depois das 4 da tarde) e fique atenta a suas taxas de vitamina D.

Então, ficou alguma dúvida sobre por que as mulheres ganham peso mais facilmente na menopausa? Se sim, conte para nós nos comentários e responderemos a você!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×