Outubro Rosa: abrace a causa contra o câncer de mama

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Outubro começou e estamos acompanhando os eventos do Outubro Rosa. Mas você sabe o que é este movimento? Ele surgiu nos Estados Unidos nos anos 1990 para conscientizar as mulheres acerca da necessidade do diagnóstico precoce do câncer de mama – o segundo mais frequente em todo o mundo (perdendo apenas para o câncer de pele) – e o de maior frequência entre as mulheres. Em 2002 aconteceu a primeira ação do Outubro Rosa no Brasil, com a iluminação do Mausoléu do Soldado Constitucionalista em São Paulo.

O câncer de mama, apesar de parecer assustador para quem recebe o diagnóstico, possui alto índice de cura quando é tratado precocemente (95% de chance de cura total). E por isso nós vamos trazer para você todas as informações necessárias para se prevenir e para receber o diagnóstico precocemente. Leia e compartilhe essa informação entre suas amigas, familiares, colegas de trabalho para que possam se conscientizar acerca da doença!

O que é o câncer de mama e quais são seus sintomas?

O câncer de mama é um tumor maligno que surge nos seios das mulheres. Em sua fase inicial ele não causa nenhuma dor, já que por ser muito pequeno, não pressiona órgãos ou feixe de nervos.

Não há explicação até o momento para todos os casos de surgimento desta doença nas mulheres, mas é fato que há alguns fatores de risco que podem contribuir para o desenvolvimento do tumor. Um deles é o componente genético: mulheres que tem parentes diretos (avós ou mães ou homens da família) que tiveram câncer de mama antes dos 50 anos possuem maior tendência genética ao desenvolvimento da doença.

Também estão no grupo de risco mulheres que possuem problemas hormonais, que não tenham amamentado ou não tenham tido filhos (ou as que tiveram gravidez tardia, após os 40 anos), menstruação precoce (antes dos 10 anos) e menopausa tardia (após os 55 anos).

Os sintomas do câncer de mama são:

  • Nódulo endurecido na mama;
  • Inchaço na pele;
  • Abaulamento de uma parte da mama;
  • Inversão do bico dos seios;
  • Vermelhidão na pele;
  • Espessamento ou retração da pele do mamilo;
  • Inchaço no braço;
  • Secreção saindo pelos mamilos;
  • Nódulo aumentado na axila.

câncer de mama

Cuidando da prevenção

Apesar de não ser possível evitar o câncer de mama completamente, há diversos comportamentos que podem auxiliar na prevenção do surgimento do tumor, por exemplo:

  • Realize atividades físicas constantemente (pessoas sedentárias têm maior tendência ao surgimento do tumor);
  • Evite o tabagismo e consuma bebidas alcoólicas moderadamente;
  • Evite o uso de anticoncepcional com hormônios combinados ou reposição hormonal sintética, opte pela natural;
  • Caso tenha filhos, amamente-os pelo máximo de tempo possível;
  • Faça o autoexame constantemente e a mamografia anual.

Realizando o diagnóstico

O diagnóstico precoce do câncer de mama é imprescindível para uma recuperação mais rápida e completa. O nódulo pode ser encontrado inicialmente através de duas formas: com o autoexame e com a mamografia anual. Como a segunda costuma ser solicitada apenas após os 40 anos, o autoexame é importantíssimo, principalmente para mulheres mais jovens.

Ao encontrar alguma anormalidade no toque ou através da mamografia, dependendo da recomendação dada pelo laudo do exame, será pedida uma biópsia do nódulo, a fim de confirmar se ele é realmente maligno ou não.

Após o diagnóstico confirmado, é hora de começar efetivamente o tratamento contra o tumor.

Tratamento da doença

Em primeiro lugar, é normal a retirada do tumor (nos casos mais brandos; em determinados casos pode ser solicitada a mastectomia parcial ou total, ou seja, de uma mama ou das duas). Após a cirurgia pode ser solicitado o tratamento com radioterapia (para prevenir reincidência local), quimioterapia (para prevenir reincidência em outros locais do corpo) e/ou hormonoterapia. Cada caso é um caso e deve ser analisado junto ao oncologista responsável pelo caso.

A única maneira de se proteger do câncer de mama é ficar atenta aos sintomas e faça regularmente o autoexame. Aproveite o mês Outubro Rosa para se informar mais sobre essa doença! Ficou alguma dúvida sobre o tema? Deixe nos comentários.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×