Nutrientes poderosos: como consumir vitamina D na menopausa pode ser bom para a saúde

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

untitled-design

Com o avanço da idade e a chegada dos sintomas da menopausa, é cada vez mais importante manter uma dieta saudável e que forneça ao corpo todos os nutrientes que ele necessita.

Nessa fase da vida, o organismo das mulheres está mais suscetível à perda de nutrientes devido à alteração hormonal, causando diversos prejuízos à saúde.

Uma das deficiências mais comuns é a de cálcio, e que pode causar problemas sérios como osteoporose e perda de massa óssea e muscular.

Ficou preocupada? Então veja neste post como consumir vitamina D pode te ajudar a evitar esse problema.

Características e benefícios da vitamina D

A vitamina D é fundamental para o organismo, apresenta numerosos benefícios e sua deficiência pode ser muito perigosa e prejudicial à saúde do corpo.

Trata-se de uma vitamina solúvel em gordura e que é sintetizada pelo nosso organismo, através de um processo bioquímico desencadeado pela exposição solar.

Por isso, para manter os níveis de vitamina D no organismo é necessário tomar sol diretamente na pele, por 15 minutos diários, nos períodos em que os raios solares não são nocivos, ou seja, antes das dez da manhã e depois das quatro da tarde.

Cerca de 90% da vitamina D presente no nosso corpo é sintetizada desta forma, mas ela também pode ser ingerida através de alimentos ricos desse nutriente ou até por meio de suplementação.

Entre os inúmeros benefícios da vitamina D estão o desenvolvimento e manutenção óssea através da absorção do cálcio, reforça o sistema imunológico, reduz o risco de diabetes, auxilia na saúde cardiovascular e hormonal.

consumir vitamina D

Menopausa e a carência de vitamina D no organismo

Durante a menopausa, as mulheres enfrentam mudanças hormonais importantes que afetam a produção de diversos nutrientes, entre eles, a vitamina D.

Isso, aliado à idade, pode trazer problemas graves à saúde, sendo o principal deles a osteoporose e outras doenças relacionadas à perda de massa muscular e óssea.

Isso acontece, pois a vitamina D é responsável pela absorção de cálcio no organismo, substância importante para a saúde dos ossos, e também dos músculos.

Ou seja, deixar de sintetizar ou consumir vitamina D impede que o cálcio seja absorvido pelo corpo após ser ingerido, facilitando o aparecimento dos problemas citados acima nesse período tão delicado da vida da mulher.

Como consumir vitamina D pode ajudar na menopausa?

O consumo de vitamina D, seja através de alimentos ou suplementação é um grande aliado da saúde da mulher na menopausa, pois ajuda a manter os níveis dessa substância no sangue, garantindo a correta absorção de cálcio e evitando o aparecimento da osteoporose.

Além disso, a vitamina D, quando aliada a um tratamento de reposição hormonal, é capaz de amenizar alguns sintomas da menopausa, como ondas de calor, mudanças de humor, entre outros.

Assim, a suplementação com vitamina D pode potencializar seu tratamento, evitando doenças e enfraquecimento ósseo, conferindo mais qualidade de vida para a mulher.

Mas lembre-se, tomar quinze minutos diários de sol ainda é a maior fonte de vitamina D para seu corpo e pode ser suficiente para manter os níveis saudáveis. Já se você decidir consumir vitamina D através de suplementação, sempre consulte seu médico de confiança antes de iniciar o tratamento.

Você já começou a consumir vitamina D no seu tratamento para a menopausa? Notou alguma melhora nos sintomas? Compartilhe sua experiência nos comentários!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×