O cardápio ideal para saúde da mulher após os 50 anos

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Herborisa O cardapio ideal para saude da mulher apos os 50 anos

Com o passar dos anos, o poder do nosso metabolismo diminui, a produção de hormônios cai, perdemos agilidade e nossos ossos se tornam mais frágeis. Essas mudanças acontecem para todas as pessoas, mas são sentidas principalmente pelas mulheres com mais de 50 anos, devido aos desconfortos ocasionados pela menopausa.

Essa etapa da vida apresenta novas exigências e necessidades, por isso, a dieta de mulheres dessa faixa etária deve ser adequada a essas novas condições.

Assim, a ingestão de alguns nutrientes específicos são fundamentais para a saúde da mulher, pois garantem um bom funcionamento do corpo, maior bem-estar, beleza e saúde.

Veja abaixo alguns alimentos que não podem faltar no cardápio de mulheres que estão nesta fase da vida.

Verduras, legumes e frutas

Esses são alimentos ricos em antioxidantes, substâncias que combatem os radicais livres, além de atuarem na prevenção de doenças e de retardar o envelhecimento celular. Sempre que possível, consuma esses alimentos, de preferência ainda crus.

Carnes vermelhas, frango, peixes e ovos

Carnes são importantes aliadas na saúde da mulher depois dos 50 anos, principalmente no que diz respeito ao fortalecimento dos músculos.

A perda de massa e tônus muscular são comuns nessa fase, causando fraqueza e fadiga física.

Carnes e ovos são ricos em proteínas, principal nutriente para a construção e manutenção dos músculos. Também contribuem para o fortalecimento e saúde dos cabelos, pele e unhas. Além disso, as proteínas fortalecem o sistema imunológico, evitando infecções.

Leites, queijos e outros laticínios

Com o avançar da idade, nosso corpo começa a perder cálcio, afetando a saúde dos ossos e dentes. Leites e laticínios são importantes fontes de cálcio e o consumo desses alimentos é primordial para evitar problemas ósseos como a osteoporose.

Porém, não adianta apenas consumir alimentos ricos deste mineral, para que o corpo absorva o cálcio, é necessário incluir fontes de vitamina D no cardápio. Tomar sol diariamente também contribui para a produção dessa vitamina no organismo.

saúde da mulher

Grãos e cereais integrais

Esses alimentos são ricos em fibras, substâncias essenciais para a saúde da mulher em qualquer idade, mas principalmente, na fase após os 50 anos.

As fibras contribuem para o funcionamento do intestino e auxiliam no controle do colesterol. Recomenda-se principalmente, o consumo de grãos e cereais integrais.

Soja: alimento essencial para a saúde da mulher

Entre os muitos benefícios que o consumo de soja oferece, como a melhora na condição cardiovascular, o controle da diabetes e a prevenção de doenças gastrointestinais, um específico é muito importante para a saúde da mulher que chegou aos 50 anos: a soja ameniza os desconfortos causados pela menopausa.

Diante dos efeitos colaterais ocasionados pela reposição hormonal sintética, a soja tem sido utilizada como uma alternativa no tratamento para a menopausa, através de produtos que visam a reposição hormonal natural.

O tratamento natural a base de soja alivia os sintomas da menopausa, previne doenças relacionadas a este período delicado, proporcionando mais qualidade de vida nesta fase da mulher.

Para manter a saúde nessa etapa da vida, além de um cardápio adequado, é essencial manter uma rotina de exercícios e beber muita água. Uma alimentação saudável somada a prática de esportes resulta em uma vida mais leve e equilibrada.

Esses itens já fazem parte do seu cardápio? Conte sua experiência nos comentários!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×