Entenda o processo de reposição hormonal e porque ele é eficiente para seu corpo após a menopausa

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Herborisa Entenda o processo de reposicao hormonal e porque ele e eficiente para seu corpo apos a menopausa

Ao redor dos 45 anos, o corpo da mulher começa a se preparar para encerrar definitivamente o ciclo de fertilidade. Os ovários, por exemplo, vão reduzindo sua atividade, e a quantidade de hormônios no organismo cai. Essa é uma grande mudança para o organismo, que sofre com alguns efeitos. Para tentar conter essa situação e garantir mais qualidade de vida, existe o processo de reposição hormonal — e quanto mais você souber sobre ele, melhor. Por isso, veja a seguir o que é esse processo e porque ele é eficiente para o seu corpo após a menopausa.

Como funciona o processo de reposição hormonal?

Como o próprio nome indica, o processo de reposição hormonal consiste em garantir que o corpo feminino tenha os níveis de hormônios — estrogênio e progesterona — relativamente normalizados.

Como esses hormônios são cada vez menos produzidos, esse processo serve para fornecer a diferença entre os níveis atuais e os níveis considerados normais pelo organismo.

Assim, existe a ingestão ou aplicação de hormônios que entram no corpo para fazer as vezes do hormônio que deixou de ser produzido pelo organismo. Esse tratamento não dura de maneira indefinida e geralmente é suspenso algum tempo após a menopausa em si, que é a última menstruação da mulher.

Além disso, o tratamento é feito com acompanhamento médico durante todo o tempo, já que cada mulher possui uma necessidade hormonal diferente.

De onde vêm os hormônios?

Inicialmente, o tratamento de reposição hormonal só era possível com o uso de hormônios sintéticos, ou seja, produzidos em laboratório. Embora essa terapia tenha suas vantagens, ela causa efeitos colaterais, incômodos e até mesmo riscos para a saúde.

Depois começaram a surgir os hormônios bioidênticos, que funcionam como um intermédio entre os totalmente artificiais. Apesar disso, nenhum dos dois é indicado para absolutamente todas as mulheres, já que é preciso avaliar uma série de condições e fatores físicos.

O tratamento que possui menos riscos e mais indicações, por sua vez, é o tratamento de reposição hormonal natural. Com a ingestão de gérmen de soja, por exemplo, o corpo passa a ter a ação das isoflavonas, que possuem estrutura semelhante ao estrogênio e que, portanto, funcionam como uma reposição totalmente natural. Livre de efeitos colaterais, é um método seguro, mas ainda precisa do acompanhamento médico.

processo de reposição hormonal

Por que o tratamento é eficiente para seu corpo?

Com um tratamento de reposição hormonal, você passará a sentir menos os efeitos da menopausa. Acontecerá, por exemplo, uma diminuição dos fogachos, assim como diminuirá a sensação de irritabilidade, de cansaço e de insônia.

Mais do que isso, sua saúde volta a ficar protegida, já que a diminuição dos níveis hormonais pode aumentar os riscos de osteoporose e de problemas cardiovasculares. Assim, esse tratamento funciona porque devolve ao corpo parte do que foi perdido com a diminuição hormonal da menopausa, ajudando a manter um relativo equilíbrio e a proteger a saúde de maneira geral.

Após a menopausa, seu funcionamento diz respeito à proteção extra que o corpo ganha nesse período de adaptação às novas condições.

O processo de reposição hormonal é um cuidado que deve ser considerado na menopausa e após ela. Funciona pelo fornecimento, natural ou não, de hormônios ou estruturas semelhantes aos hormônios no organismo. Como resultado, há a diminuição dos sintomas da menopausa e mais proteção da saúde nessa fase tão delicada e com tantas transformações.

Restou alguma dúvida sobre o processo de reposição hormonal? Deixe seu comentário e continue se informando no nosso blog!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×