Por que a vitamina D é uma grande aliada das mulheres em tratamento de reposição hormonal?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Toda pessoa precisa de ter um equilíbrio nos nutrientes que chegam ao seu organismo. Você deve saber que é preciso que seu organismo tenha todas as vitaminas necessárias para funcionar corretamente, ou poder acabar gerando problemas futuros.

Cada vitamina tem a sua função no corpo. Hoje vamos falar sobre a vitamina D, o que ela faz e como ela é uma importante aliada das mulheres na menopausa que estão fazendo tratamento de reposição hormonal.

O que a vitamina D faz?

A vitamina D é uma importante aliada na saúde dos seus ossos. Afirmamos isso porque ela é responsável pela absorção do cálcio no organismo. É ela que faz com que a substância, depois de digerida, seja levada pelo corpo. O cálcio é importante para reestabelecer a saúde dos ossos, fortalecendo-os e repondo massa que pode ser perdida com o tempo através de lesões, impactos e fraturas. Ele também auxilia no fortalecimento dos músculos.

Mas a vitamina D tem também outras ações no organismo além de ajudar na absorção do cálcio. Ela ajuda no tratamento de doenças autoimunes (tais como artrite reumatoide e esclerose múltipla) e ajuda a prevenir a diabetes, já que ajuda a prevenir a síndrome metabólica. Também protege o coração, auxiliando no relaxamento dos vasos sanguíneos.

O Sol é o maior sintetizador da vitamina D no organismo, mas temos dois problemas que podem impedir o organismo de receber esse benefício: o uso de protetor solar e a falta de tempo de tomar sol. Esse segundo problema acontece porque a vitamina D só é absorvida adequadamente com a exposição da pele direto ao sol, completamente livre de outras barreiras. Especialistas recomendam uma exposição ao sol sem protetor solar por 15 minutos diariamente, fora dos horários de incidência mais forte de raios (o ideal é se expor até as 10h e depois das 17h).

tratamento de reposição hormonal

O que a ausência de vitamina D faz?

Caso o organismo não produza a vitamina D ou a ative nas quantidades necessárias, há uma série de problemas que podem surgir no organismo, derivados dessa deficiência.

Um dos mais sérios e mais conhecidos é o surgimento da osteoporose. Por ser responsável pela absorção do cálcio, na sua ausência, menos deste mineral acaba chegando aos ossos, deixando-os mais frágeis. Também pode surgir o raquitismo, também derivado da falta de absorção de cálcio.

Mas este não é o único problema que a ausência de vitamina D causa no organismo.  Poucas pessoas sabem que a deficiência de vitamina D no organismo é responsável por 27 tipos de câncer diferentes, entre eles o de mama, próstata e melanoma.

Sua ausência também pode levar a formação de placas de cálcio nas artérias, facilitando o surgimento de doenças cardiovasculares. Também facilita o surgimento da gripe e de resfriados (por problemas no sistema imunológico), e também de doenças autoimunes, como falamos anteriormente.

Para grávidas, a ausência dela pode causar aborto logo no primeiro trimestre, aumenta as chances de desenvolvimento do autismo e pré-eclâmpsia no final da gravidez.

Como a vitamina D ajuda no tratamento de reposição hormonal?

Com a menopausa e a diminuição dos hormônios produzidos pelo corpo, há um decréscimo de produção de vitamina D pelo organismo. Isso, aliado com a idade, acaba aumentando as chances de surgimento da osteoporose, doença bastante séria que pode levar a um decréscimo da qualidade de vida da mulher e que é mais suscetível a esta doença. A suplementação de vitamina D, junto com um tratamento de reposição hormonal, acompanhada por um médico pode ajudar a evitar o aparecimento da osteoporose. Além disso, aliada com o tratamento de reposição hormonal, ela ameniza os demais sintomas da menopausa, como ondas de calor, dores de cabeça, alterações de humor, etc.

Assim, repondo as quantidades necessárias de vitamina D no organismo é possível potencializar o tratamento de reposição hormonal, melhorando a qualidade de vida da mulher e evitando, além da osteoporose e outros sintomas da menopausa, uma série de complicações, tais como citamos anteriormente.  Por isso, converse com seu médico sobre a possibilidade de alinhar o tratamento de reposição hormonal com a suplementação de vitamina D. E se você não sabe como funciona essa terapia, leia um pouco mais sobre o assunto neste outro artigo.

Você faz uso da vitamina D durante o tratamento para a menopausa? Compartilhe com a gente as suas experiências e dúvidas sobre o assunto.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×