4 riscos da terapia de reposição hormonal sintética

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Ao passar dos 20 para 30 anos, a mulher começa a se preocupar e querer entender como enfrentar o imprevisível momento da menopausa. Sintomas complicados e que podem atrapalhar a sua qualidade de vida acabam surgindo e a mulher quer se ver livre de todos esses problemas: osteoporose, ansiedade, perda de libido, ressecamento da pele e das mucosas, depressão, alterações de humor, ondas de calor, entre diversos outros.

Na ânsia de fugir disso tudo, uma das soluções apresentadas logo de casa é a Terapia de Reposição Hormonal Sintética, feita com medicamentos com estrogênio artificial. Porém, é preciso ficar atento aos riscos que ingerir esses remédios podem causar. Confira os cinco principais no nosso artigo!

Maiores riscos de trombose

A trombose é a formação de coágulos pelo corpo que, ao se deslocarem, podem causar sérios problemas, como AVCs e embolia pulmonar. O que poucas mulheres sabem é que o estrogênio sintético ajuda na formação destes coágulos principalmente em mulheres que já tenham predisposição a este problema.

Fique atenta: caso tenha casos de pessoas na família com trombose ou o uso deste remédio esteja te deixando mais cansada, com falta de ar, com dormências, formigamentos ou dores nas extremidades, suspenda o uso até que investigue a causa destes problemas.

Mulheres com histórico familiar de câncer de mama devem ficar atentas

O estrogênio sintético, segundo pesquisas, com seu uso prolongado (principalmente a partir de cinco anos), pode ajudar a potencializar o surgimento de câncer de mama. Se você tiver parentes de primeiro grau que tiveram este tipo de tumor, evite o Terapia de Reposição Hormonal Sintética. Em alguns casos, quando a pessoa já possui o tumor e não sabe, o estrogênio pode funcionar como uma espécie de alimento para o câncer, aumentando o nódulo.

Terapia de Reposição Hormonal Sintética

Possíveis alterações no cérebro

Pesquisas mais recentes apontam que hormônios sintéticos provocam alterações no cérebro da mulher. O estrogênio sintético diminui a memória, deixa o raciocínio mais lento, pode potencializar e acelerar o surgimento do Alzheimer, aumenta o envelhecimento precoce do cérebro, entre outros problemas. Ele também faz com que o cérebro diminua de tamanho (aproximadamente uma retração de 3cm).

A Terapia de Reposição Hormonal Sintética tem desintoxicação lenta

Caso a mulher deseje parar a Terapia de Reposição Hormonal Sintética, pode-se demorar anos para que ele seja completamente eliminado do organismo.  A média fica entre seis meses e dois anos para eliminação total. Durante este tempo, o estrogênio continuará atuando no seu organismo, causando os possíveis problemas que mencionamos anteriormente.

Você faz uso de Terapia de Reposição Hormonal Sintética? Ou prefere optar por tratamentos naturais?

Quer saber mais sobre como manter uma vida saudável após os 40 anos? Veja nosso e-book sobre o tema e descubra! Ficou alguma dúvida sobre o tema? Deixe nos comentários.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×