Os 4 erros mais comuns cometidos por mulheres durante a reposição hormonal

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Herborisa Os 4 erros mais comuns cometidos por mulheres durante a reposicao hormonal

O processo de reposição hormonal pode ser um passo importante para a melhora da saúde e qualidade de vida da mulher com o início da menopausa. Com ele é possível diminuir os sintomas, que muitas vezes acabam comprometendo seriamente a rotina da mulher nesta fase.

Porém, o processo de reposição hormonal é algo bem sério e deve ser avaliado e acompanhado constantemente, pois possíveis erros também podem ser responsáveis por problemas mais sérios futuramente. Veja quais são os erros mais comuns e veja como combatê-los.

1. Não praticar atividades físicas

Um dos principais erros é a não realização de atividades físicas, contando que a reposição hormonal sozinha será o suficiente para conter os sintomas existentes.

Porém, o que algumas mulheres não levam em consideração é que a prática de atividades físicas regularmente é responsável também pelo alívio destes sintomas. Em conjunto com a terapia de reposição hormonal, podem levar até mesmo a acabar com alguns dos problemas recorrentes.

Uma solução para o problema é simples: faça uma caminhada leve, 30 minutos por dia, pelo menos 3 vezes por semana. No primeiro mês de práticas você já perceberá uma grande diferença no seu cotidiano.

2. Não tomar os comprimidos da reposição hormonal regularmente

Muitas mulheres durante a reposição hormonal, seja ela sintética ou natural, acabam acreditando que não é preciso a mesma rigidez necessária que havia com o anticoncepcional oral. Com isto, muitas vezes acabam tomando os comprimidos de forma irregular, até mesmo passando dias sem ingeri-los.

Por se tratar de um procedimento hormonal, ele só se torna eficiente se for tomado de forma regular e correta, sem pausas e sem inconstâncias. Caso contrário, ele não fará o efeito esperado.

Para que você evite isso, coloque um despertador no seu celular no horário definido para tomar os comprimidos. Isto ajudará você a não esquecer de ingeri-los todos os dias.

reposição hormonal

3. Não fazer acompanhamento médico

Este é um erro comum e gravíssimo para quem está fazendo ou pretende fazer reposição hormonal. O acompanhamento médico é fundamental antes, durante e depois.

Isto porque, principalmente no caso da opção por hormônios sintéticos, há a possibilidade do surgimento de diversos efeitos colaterais que podem comprometer a saúde da mulher.

Além disso, algumas doenças podem acabar sendo pioradas com a ingestão de hormônios – é o caso de tumores de mama e ovários dependentes de hormônio, por exemplo. Por isto é importante o acompanhamento antes de começar a terapia, para avaliar se não há qualquer presença destas doenças no organismo. Este acompanhamento deve ser feito durante todo o tratamento de reposição hormonal.

4. Não fazer exames de rotina

Como falamos, uma série de problemas podem surgir durante o tratamento que podem fazer com que seja necessário interrompê-lo. Por isto, é importante que a mulher (isto independente de fazer reposição hormonal, mas principalmente se ela está fazendo isto) faça seus exames de rotina constantemente (mamografia, papa nicolau, exame de sangue, etc.), a fim de certificar que não há qualquer tipo de doença ou problema que possa estar sendo potencializado com o tratamento.

Certifique-se de não cometer nenhum destes quatro erros ao começar seu tratamento de reposição hormonal. Caso você faça isto, a tendência é que seja uma terapia segura, sem maiores problemas e que devolverá qualidade de vida para você durante o climatério. Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários e responderemos a você.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×