7 sinais de que você pode estar entrando na menopausa

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

A menopausa é um momento muito importante na vida de uma mulher, porque significa o fim da menstruação. Ela começa por volta dos 50 anos, e acontece porque a função ovariana da mulher passa a ser reduzida cada vez mais, juntamente com a diminuição da produção de progesterona e estrogênio.

Geralmente, essa perda hormonal não ocorre de forma repentina, e há vários sintomas que o corpo evidencia que está entrando neste período. No post de hoje, separamos sete sinais de que você pode estar entrando na menopausa, confira!

Ondas de calor (Fogacho)

O fogacho é um dos mais conhecidos sinais de que você pode estar entrando na menopausa, e também pode ser chamado de ondas de calor. Na maioria das vezes, os fogachos iniciam como uma sensação de calor repentina no rosto e no tórax, e se expande para o resto do corpo de forma rápida. Tal sensação pode durar de dois a quatro minutos, e também pode ocorrer palpitações, transpiração abundante, tremores, calafrios e até mesmo crises de ansiedade.

Os fogachos podem acontecer várias vezes no dia, mas geralmente são mais comuns no período noturno. Além do mais, essas ondas de calor duram em torno de um a cinco anos.

Distúrbios do sono

As mulheres que passam pela menopausa também podem sofrer com os distúrbios do sono. Às vezes, eles são causados pelos próprios fogachos relatados anteriormente, mas também existem outros fatores, como depressão, estresse e a ansiedade. É provável que a insônia apareça até sete anos antes da menopausa, e é comum que ela piore no último ano da pré-menopausa.

Os distúrbios do sono podem fazer com que a mulher durma demais, ou que tenha problemas para manter e iniciar o sono.

Depressão e alterações do humor

As mulheres também devem prestar atenção em alterações do humor, irritabilidade, tristeza e desinteresse por atividades cotidianas e normais que antes eram desempenhadas sem problemas. Elas também podem ser sinais de que você pode estar entrando na menopausa.

Secura vaginal

Durante a menopausa, o organismo passa a produzir menos estrogênio. Isso resulta na atrofia vaginal, causada pelo adelgaçamento do epitélio da vagina, que causa sintomas como secura vaginal, dor e coceira durante o ato sexual, também conhecida como dispareunia.

No período da pré-menopausa, a secura vaginal começa a aparecer, porém ela só vai se tornar evidente, de verdade, no climatério.

sinais de que você pode estar entrando na menopausa

Redução da libido

A redução da libido é outro sinais de que você pode estar entrando na menopausa, e há muitas causas para isso, como o fato da secura vaginal tornar o ato sexual doloroso, além da deficiência de estrogênio em si, ou devido às fortes alterações hormonais.

Memória fraca e dificuldade de concentração

A redução da produção de estrogênio também pode impactar em falhas de memória e dificuldade de concentração e, por isso, esses também são sinais de que você pode estar entrando na menopausa. Por exemplo, é comum que as mulheres tenham lapsos de memória a curto prazo durante a perimenopausa, esquecendo coisas triviais, como aniversários de amigos, datas importantes, entre outros. Geralmente, não costumam ser problemas muito graves.

No entanto, esses lapsos podem ser piores em mulheres estressadas, cansadas ou deprimidas. Além do mais, todos os fatores vistos acima como a insônia, ansiedade, alterações de humor e fogachos, podem gerar uma perda na capacidade de concentração.

Pele seca e queda de cabelo

A deficiência de estrogênio também gera uma queda nos níveis de colágeno, e essa é uma das substâncias que faz com que a pele tenha boa aparência e firmeza. Por causa disso, quando a produção de colágeno é reduzida, a pele fica mais descamada, mais fina, mais seca e menos jovem.

Além do mais, a saúde dos cabelos também está diretamente relacionada com a produção de colágeno e estrogênio. Dessa forma, durante a menopausa é comum que a qualidade do cabelo mude, e na maioria das vezes, ele passa a ficar mais quebradiço e seco, caindo com mais frequência.

Identificar os sintomas da menopausa o quanto antes é muito importante para procurar maneiras de amenizá-los. Você quer aprender mais sobre essas alterações hormonais que afetam as mulheres nesta idade, ou saber mais sobre os sinais da menopausa? Preparamos um e-book que vai tirar todas as dúvidas sobre esse assunto! Para ler este material, clique aqui.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×