3 verdades sobre a soja na menopausa

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

verdades sobre a soja

Durante a menopausa, as transformações no corpo e na saúde exigem a atuação certa para garantir bem-estar e qualidade de vida. Com isso, as mudanças nos hábitos de vida e a busca pelo tratamento ideal estão entre as questões relevantes.

Nesse cenário, um alimento se destaca: a soja. Usada tanto para mudar a alimentação quanto para tratar os sintomas, o seu poder é grande.

Porém, as verdades sobre a soja nesse período ainda ficam ocultas em muitos mitos. Entender o que, de fato, é verdadeiro sobre isso é o melhor caminho para cuidar de si nessa fase tão importante.

Portanto, veja quais são 3 fatos sobre esse grão e entenda como ele pode te ajudar!

1. A existência de isoflavonas no grão é uma das verdades sobre a soja

O gérmen de soja é como se fosse o “embrião” e é a partir dele que o grão se desenvolve. Por causa disso, ele também tem uma grande concentração de nutrientes e estruturas, incluindo as isoflavonas.

Além de ser verdade a presença desses elementos, são três as isoflavonas presentes: gliciteína, genisteína e daidzeína. No geral, elas possuem uma estrutura semelhante à do estrogênio naturalmente produzido pelo corpo e que fica em baixa durante a menopausa.

Com isso, funcionam como substitutas hormonais e garantem uma regularização moderada dos níveis de hormônios, sendo especialmente úteis para lidar com os efeitos dessa fase.

2. Os benefícios da soja para a saúde e para a qualidade de vida acontecem de verdade

Outra entre as verdades sobre a soja, ainda mais na menopausa, é que ela é muito positiva para a saúde.

verdades sobre a soja

Em primeiro lugar, como visto, ela ajuda a regularizar os níveis de hormônio. Assim, o corpo passa a ter reações menos atípicas, que surgem comumente nessa fase da vida. Efeitos como as ondas de calor, a insônia e até a irritabilidade são relativamente diminuídos, caso a caso.

Além disso, há uma grande proteção para a saúde. Há várias pesquisas que sugerem, por exemplo, que a soja pode matar as células do câncer de mama e aumentar a expectativa de vida de pacientes com histórico desse quadro.

Para completar, o grão pode ajudar a combater a osteoporose, que é tão comum nessa fase da vida, além de prevenir doenças do coração. Com isso, a mulher na menopausa fica mais protegida com o consumo desse item e também possui maior qualidade de vida por ter sintomas menos intensos.

3. O tratamento natural à base de soja é uma ótima escolha para a menopausa

A presença das isoflavonas no gérmen de soja e os benefícios que o grão traz para a saúde da mulher permitem que o alimento seja usado para tratar a menopausa.

Por meio do uso do gérmen e da isoflavona isolada, cria-se um tratamento natural que possui ótimos benefícios.

Com isso, outra entre as verdades sobre a soja é que ela ajuda a regularizar os níveis hormonais e pode, até mesmo, substituir o tratamento de reposição hormonal (TRH) feito com hormônios sintéticos.

Embora cada caso precise ser observado e a decisão final seja do médico, em geral não há contraindicações e esse é um caminho tão efetivo quanto seguro.

Conhecendo essas verdades sobre a soja, fica mais fácil aproveitar tudo de melhor que esse alimento pode trazer para sua saúde. Com isso, a qualidade de vida na menopausa fica elevada e os resultados são muito melhores.

Tem alguma outra dúvida sobre a soja? Conte nos comentários!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×