Queda do metabolismo na menopausa: 4 principais consequências

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

queda do metabolismo na menopausa

A menopausa traz muitas transformações para o organismo da mulher, já que representa a entrada em um período completamente novo da vida.

As transformações hormonais causam impactos que vão além das ondas de calor ou da irritabilidade, pois também afetam o funcionamento do corpo.

A queda do metabolismo na menopausa representa esta desaceleração e traz impactos diretos para a saúde e para a aparência da mulher. A seguir, veja quais são as 4 principais consequências do processo:

1. O acúmulo de gordura é maior e mais fácil

O metabolismo é como se fosse um mecanismo que, dentre outras coisas, queima gordura em nosso organismo. Quanto mais rápido ele é, mais o corpo trabalha e exige mais energia. Frequentemente, as células de gordura são usadas como fonte para todo esse mecanismo.

No período ligado à última menstruação, a menor produção de hormônios diminui a velocidade de funcionamento. Com o metabolismo mais lento, a gordura acumula-se mais facilmente, mesmo quando a dieta ainda é mantida de maneira saudável.

Isso leva ao ganho de peso mais elevado neste período e aumenta as chances de que sejam desenvolvidas doenças ligadas ao sistema cardiovascular.

2. Os cabelos e unhas também são afetados por essa diminuição

Os cabelos e unhas dependem de um bom funcionamento do organismo. Eles passam por fases de crescimento e fortalecimento, o que exige um esforço de construção.

Com a queda do metabolismo na menopausa, é como se o corpo ficasse menos eficiente. Há, portanto, uma diminuição no volume e também um enfraquecimento dos fios e das unhas. Além disso, os cabelos também ficam mais porosos e opacos.

queda do metabolismo na menopausa

3. A pele ganha uma aparência diferente com a queda do metabolismo na menopausa

Outro aspecto que sofre com essa queda do metabolismo na menopausa é a pele. Em primeiro lugar, ela tende a ficar mais seca, já que o corpo não consegue produzir colágeno e outros nutrientes com a mesma eficiência.

Além disso, também é bastante comum que apareçam problemas como estrias e celulites. As estrias podem surgir graças ao provável ganho de peso, enquanto as celulites surgem devido ao acúmulo de líquidos e toxinas. Como a limpeza do organismo fica mais lenta, a pele adquire essa aparência mais facilmente.

4. O funcionamento do organismo fica prejudicado de maneira geral

O corpo, como um todo, sai prejudicado com essa desaceleração, já que ele passa a funcionar de uma maneira diferente. Estudos têm mostrado, por exemplo, que existe uma relação entre metabolismo e sistema imunológico. Embora ainda não se saiba exatamente qual é o grau de relação, acredita-se que um funcionamento mais lento leve a uma imunidade mais baixa devido à dificuldade de locomoção das células de defesa.

Além disso, outras regiões também ficam prejudicadas. Os músculos trabalham menos e os rins têm mais dificuldade para filtrar o sangue. Entre mulheres diabéticas ou com tendências à condição, há o risco de desenvolvimento e agravamento da doença.

Isso mostra que, como um todo, o corpo sofre com essa mudança, o que exige atenção redobrada.

A queda do metabolismo na menopausa traz efeitos que vão desde o enfraquecimento de unhas e cabelos até o acúmulo de gordura e a lentidão do organismo. Por isso, é fundamental conversar com o seu médico para buscar o melhor tratamento.

Não deixe de comentar e de participar para que todas as suas dúvidas sejam esclarecidas!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×