Reposição hormonal na menopausa: fazer ou não fazer?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Os sintomas da menopausa incomodam muito as mulheres, comprometendo algumas características femininas (causam ressecamento da pele, acúmulo de gordura abdominal e atrofia vaginal). Para combater esses sintomas algumas terapias são indicadas, como a conhecida TRH (Terapia de Reposição Hormonal), recomendada por muitos profissionais da área da saúde. Você sabe dizer que deve ou não fazer reposição hormonal durante a menopausa? Confira mais sobre esse assunto logo abaixo!

O que é Terapia de Reposição Hormonal

Com o passar do tempo, o organismo da mulher deixa de produzir os hormônios femininos, como estrogênio e progesterona. Começa, então, o período do climatério, que culmina na menopausa – a última menstruação da vida da mulher. A Terapia de Reposição Hormonal consiste na utilização de hormônios sintéticos ou compostos naturais – por meio de medicamentos orais, injetáveis ou transdérmicos (adesivos ou géis) – para ajudar a equilibrar os níveis de hormônios circulantes no sangue dessas mulheres.

Benefícios da Terapia de Reposição Hormonal

A Terapia de Reposição Hormonal pode ser uma boa opção para as mulheres que sofrem com os efeitos da queda de estrogênio e progesterona, pois minimiza os efeitos colateriais da menopausa.

Como o processo de menopausa não pode ser interrompido, a Terapia de Reposição Hormonal pode ajudar a melhorar a qualidade de vida da mulher, minimizando sintomas como o fogacho e as oscilações de humor, além de aumentar a quantidade de cálcio retido nos ossos, minimizar os riscos de doença coronária e aumentar os níveis de colesterol bom (HDL) circulante no sangue.

combate aos sintomas da menopausa

Problemas com a Terapia de Reposição Hormonal

No entanto, a utilização da Terapia de Reposição Hormonal não é recomendada em alguns casos. Por exemplo, mulheres que usam Terapia de Reposição Hormonal há mais de cinco anos, correm maiores riscos de desenvolver câncer de mama. O tratamento também é contraindicado para mulheres que sofrem de insuficiência hepática, câncer de mama ou endométrio, sangramento vaginal, trombose, doenças da coronária, porfiria, número de triglicerídeos elevado. Mulheres que fumam ou sofrem de hipertensão, dislipidemia ou diabetes também devem evitá-lo.

Alguns de seus possíveis efeitos colaterais são:

  • Dores de cabeça;
  • Depressão;
  • Hipoglicemia;
  • Problemas na tireoide e na vesícula biliar;
  • Diminuição da libido.

Recomenda-se que a TRH seja individualizada e respeite as limitações e as necessidades de cada paciente, considerando os riscos e benefícios do tratamento para cada pessoa.

Terapia de Reposição Hormonal e os fogachos

Um dos principais motivos que levam às mulheres a recorrer à Terapia de Reposição Hormonal são os fogachos. Devido aos riscos oferecidos pelo tratamento a longo prazo, os médicos sugerem que o uso da Terapia de Reposição Hormonal deve durar, no máximo, de três a cinco anos. Isso implica em um resultado contra as ondas de calor não muito satisfatório: pesquisas revelaram que algumas mulheres continuaram a sentir fogachos por mais de 16 anos. Isso leva a um dilema: a necessidade de prolongar o período da TRH e os riscos que esse tratamento oferece a prazos mais longos.

Reposição hormonal natural: alternativa para a TRH

Medicamentos fitoterápicos ou alimentos, que têm como principal componente a soja, são eficazes no combate aos sintomas da menopausa, como os desagradáveis fogachos, ressecamento da pele e perda do desejo sexual. Sua composição é a soja, alimento que possui proteínas e isoflavonas, substâncias cuja estrutura química ajudam a equilibrar a falta do hormônio estrógeno no organismo, auxiliando no controle dos sintomas desagradáveis dessa fase da vida.

Optar por fazer ou não uma reposição hormonal na menopausa é uma escolha pessoal, que deve sempre ser orientada pela opinião de um médico especialista em saúde da mulher. Você já realizou a reposição hormonal antes? Conhecia o tratamento natural? Compartilhe sua opinião com a gente!

Confira outras dicas e informações sobre bem-estar e saúde da mulher fazendo agora mesmo o download do nosso e-book sobre o assunto!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×