Tratamento de reposição hormonal: Quanto tempo dura um tratamento eficiente?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

tratamento de reposição hormonal

Ao começar um tratamento de reposição hormonal, você deve ficar atenta a alguns detalhes do tratamento que serão importantes de serem avaliados, até para que você possa compreender por completo como este tipo de tratamento funciona. Hoje vamos explicar para você sobre a duração do tratamento de reposição hormonal. Afinal, uma dúvida comum é: eu posso fazer o tratamento para sempre ou em algum momento terei que pará-lo? Quer saber a resposta? Confira:

Quanto tempo dura um tratamento de reposição hormonal?

A resposta é: depende. Em primeiro lugar, depende do tipo de tratamento que está sendo feito. No caso da terapia de reposição hormonal sintética, o tratamento pode ter prazo de validade sim, avaliado pelo médio que prescreveu a terapia. O tempo de duração vai depender de diversos fatores relacionados à saúde da mulher, de forma que ele só irá durar enquanto houver mais benefícios do que efeitos colaterais para o corpo.

Quais fatores influenciam o tratamento?

Para o tratamento de reposição hormonal sintético, os fatores que influenciam no tratamento são aqueles diretamente e indiretamente relacionados com os efeitos colaterais que ela produz. São eles:

  • Predisposição genética para surgimento de câncer de mama e de ovário: a exposição à terapia com estrogênio sintético por mais de 5 anos, pode aumentar os riscos de surgimento deste tipo de tumor. Assim, para estas pessoas, o tratamento não deve se estender por mais do que esse prazo.

 

  • Predisposição para surgimento de trombose, com indicador de trombofilia: neste caso, o hormônio sintético aumenta a predisposição ao surgimento de trombose, podendo elevar os riscos de AVC e embolia pulmonar. O tratamento é proibido ou então feito com as menores taxas de hormônio e por um tempo menor, para não elevar o risco a longo prazo deste tipo de problema.

 

  • Quando há qualquer tipo de alteração que indique que o organismo não se adaptou ao hormônio sintético: alergias, dores, retenção de liquido causando inchaço, surgimento de qualquer tipo de anomalia, mesmo que benigna acaba por restringir o tempo de duração do tratamento.

tratamento de reposição hormonal

De qualquer forma, hoje, não há um consenso de um tempo máximo ou mínimo de duração para pessoas que não apresentem qualquer tipo de problema, de forma que dependerá das conversas suas com seu médico de confiança e de como seu organismo irá reagindo ao tratamento. Em caso de qualquer alteração que coloque sua saúde e sua qualidade de vida em risco, o tratamento será suspenso.

Qual a saída?

Se você sente que os benefícios da terapia realmente elevam sua qualidade de vida, não é preciso abandonar o tratamento de reposição hormonal como um todo. Você pode substituir pela terapia natural (ou já começar com ela). Por ser uma terapia mais leve, sem efeitos colaterais e menos agressiva, a duração com ela pode ser estendida, sem interrupção do tratamento a longo prazo. Assim, você poderá desfrutar dos benefícios de uma vida sem os sintomas da menopausa e sem comprometer seu organismo.

Quer saber mais sobre o tratamento de reposição hormonal e sobre a vida após os 40 anos? Veja nosso blog e se informe! Ficou alguma dúvida sobre a duração do tratamento? Deixe seu comentário e responderemos a você.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×