O que são isoflavonas e quais os benefícios para a mulher?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

isoflavonas

Ao chegar próximo a menopausa, muitas mulheres já começam a buscar soluções para evitar problemas com o climatério. Apesar desta nova fase não ser uma doença em si, para ser tratada, há uma série de sintomas e problemas que surgem neste período que podem diminuir a qualidade de vida da mulher e que podem ser tratadas com a ajuda, principalmente, da Terapia de Reposição Hormonal.

Ao buscar essa solução, você poderá encontrar as isoflavonas, uma das melhores soluções para este caso. Não sabe o que é? Confira o que são as isoflavonas e quais os benefícios que elas podem trazer para a sua saúde.

O que são isoflavonas?

As isoflavonas são substâncias encontradas principalmente na soja e seus derivados. Outro nome que pode ser dada a ela é fitoestrogênio. Elas levam este segundo nome porque a composição dessa substância se assemelha bastante com a do estrogênio produzido pelo organismo da mulher.

O uso dela não é tão recente: sua descoberta ocorreu no Japão, há quase 30 anos. A descoberta aconteceu porque a soja é consumida quase que diariamente no país. Os pesquisadores começaram a perceber que as mulheres japonesas costumavam ter menos sintomas de menopausa e incidência de câncer de mama, se comparado com outras mulheres que tinham uma dieta diferente. A partir disso, começou-se a pesquisar o que haveria na soja que poderia causar esse efeito: foi aí que encontraram a isoflavona.

isoflavonas

Ação no organismo

A base de ação da isoflavonas deve-se a sua semelhança estrutural com o estrogênio natural da mulher. O organismo passa a reconhecer a isoflavona tal como o hormônio natural. Quando você consome soja, derivados de soja ou medicamentos que possuam a isoflavona isolada, ao ser digerido no intestino, a flora bacteriana absorve essa substância, que é levada pela corrente sanguínea aos tecidos.

Nestes tecidos, ao encontrar receptores de estrogênio, a isoflavonas absorvida é reconhecida tal como o hormônio natural. Isso não significa que ele irá suspender a menopausa, pois a quantidade que é absorvida (principalmente quando não é pela forma isolada) é pequena, mas é o suficiente para amenizar bem os efeitos indesejáveis do climatério.

Benefícios da isoflavona

A isoflavonas ajuda a amenizar alguns sintomas que começam a aparecer antes da última menstruação e que são bem incômodos, como dores de cabeça, enjoos, insônia, ondas de calor (fogacho), transpiração em excesso, ansiedade, depressão, mudanças de humor e irritabilidade. Também auxilia a melhorar a vida sexual da mulher, já que nesta fase costuma aparecer o ressecamento vaginal, flacidez e perda da libido.

Um problema sério que a menopausa traz e que a isoflavonas ajuda a prevenir é a osteoporose. Isto acontece porque ela é semelhante a ipriflavona, que ajuda a aumentar a massa óssea em mulheres com perda óssea – ou seja, próximo de um quadro de osteoporose.

E, por fim, ela ajuda na redução dos riscos de desenvolvimento do câncer de mama. Isto porque diversas pesquisas sugerem que a isoflavona contribui para inibir o crescimento de células neoplásicas.

Então, descobriu tudo sobre a isoflavona? Ficou alguma dúvida sobre o assunto? Deixe aqui nos comentários! Quer saber mais sobre como ter uma saúde incrível após os 40? Baixe nosso e-book e confira!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×