Entenda quais são as consequências da menopausa precoce

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

A menopausa precoce é assim chamada porque acontece normalmente antes dos 40 anos. Embora apenas cerca de 1 a 3% das mulheres adultas sejam afetadas, esse período traz consequências que precisam ser observadas para proteger a saúde e garantir uma maior qualidade de vida. Exatamente por isso, entenda quais são as consequências da menopausa precoce.

Dificuldade para engravidar

Com a redução da fertilidade, a principal consequência da menopausa precoce é a dificuldade de engravidar. Como nesse momento há um desequilíbrio hormonal e uma redução da atividade ovariana, as chances da mulher engravidar reduzem drasticamente, mesmo estando em uma idade que é considerada fértil.

O principal problema, consequentemente, é que cada vez mais mulheres deixam para engravidar mais tarde e, quando a menopausa precoce surge, esses planos passam a possuir barreiras muito maiores.

Aumento do risco de doenças cardíacas

Com a diminuição da quantidade de hormônios também reduz-se a proteção ao coração. Com isso, a menopausa precoce leva a um aumento do risco de doenças cardíacas. Considerando-se o fato de que nessa idade muitas mulheres estão expostas a condições de estresse intenso, como no trabalho, esse efeito se torna ainda mais perigoso para a saúde.

Os ossos também ficam mais expostos a doenças como a osteoporose, que é caracterizada pela fragilidade devido à perda de massa óssea.

Envelhecimento precoce

Hormônios desregulados também levam ao envelhecimento precoce da pele, que pode se tornar mais seca, mais áspera e mais flácida. Embora esse seja um processo natural para a maioria das pessoas com o passar do tempo, a menopausa precoce é capaz de acelerar esses efeitos.

menopausa precoce

Diminuição da libido

Assim como acontece na menopausa, a menopausa precoce traz como consequência uma possível diminuição da libido, ou seja, do desejo e apetite sexual. Isso pode fazer com que a mulher tenha seus relacionamentos afetados e sua vida sexual, sem os devidos cuidados, também desacelera por causa das mudanças do corpo.

Risco de depressão

Também é muito comum que durante a menopausa precoce a mulher seja surpreendida com o diagnóstico, já que não costuma ser algo esperado. Isso significa que, sem o acompanhamento médico ideal, a mulher pode não saber que está passando por esse processo e, com isso, se sentir ainda mais afetada por todas as mudanças que a diminuição dos níveis de hormônios causa.

Isso tem um impacto bastante perigoso, que é o de aumentar o risco de depressão, já que a mulher começa a ter problemas com a própria identidade, afetando a forma como se sente em seus relacionamentos.

Necessidade de tratamento

A menopausa precoce também traz como consequência a necessidade de tratamento para que os sintomas possam ser enfrentados da melhor maneira possível. Embora não haja a possibilidade de evitar ou retardar a menopausa precoce, é possível conseguir passar pela fase com mais conforto.

Apesar do tratamento hormonal ser o tratamento mais conhecido, nem sempre ele é o mais indicado para todas as mulheres. Para esses casos estão disponíveis tratamentos naturais que ajudam no combate dos sintomas.

A principal consequência da menopausa precoce é a dificuldade para engravidar que a mulher experimenta, mas outros itens incluem o maior risco de doenças cardíacas e de depressão, o envelhecimento precoce e a diminuição da libido. A necessidade de tratamento também é uma realidade, mas é possível utilizar tratamentos naturais para ajudar mulheres e conviver com as transformações do período.

Quais são as suas outras dúvidas sobre a menopausa precoce? Deixe nos comentários, afinal, nada é mais importante do que sua saúde.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×