Mulheres na menopausa: 4 nutrientes que são aliados

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

mulheres na menopausa

Uma das preocupações das mulheres na menopausa deve ser com a alimentação. Nessa fase da vida, é fundamental redobrar os cuidados com o que vai ao prato, de modo a garantir máxima proteção de saúde e bem-estar.

Alguns nutrientes são grandes aliados tanto no combate dos sintomas como na proteção de vários sistemas do corpo. Com isso, não podem ser deixados de lado se a intenção é ficar saudável e bem-disposta nesse período.

Portanto, veja quais são 4 nutrientes que precisam fazer parte da alimentação e entenda a importância de cada um!

1. O magnésio ajuda a aumentar a absorção de cálcio

Um dos maiores problemas na menopausa é a osteoporose. Com a perda de densidade óssea, os ossos se tornam mais frágeis e aumentam os riscos ligados às lesões.

Para lidar com isso, é comum pensar em recorrer ao cálcio, já que ele é o principal nutriente de formação da estrutura óssea. Porém, mulheres na menopausa precisam ir além e devem se preocupar com a absorção e a fixação desse elemento.

Para tanto, é fundamental ingerir boas doses de magnésio. Ele ajuda a garantir a absorção do cálcio e contribui para a densidade óssea, ajudando a evitar a temida condição de osteoporose.

Para obter esse nutriente, basta consumir soja, feijão, banana e iogurte, dentre outros alimentos.

2. A vitamina E ajuda a aliviar as ondas de calor de mulheres na menopausa

As ondas de calor estão entre os mais incômodos sintomas dessa fase da vida. Elas afetam o cotidiano, dificultam o sono e tornam tudo mais difícil. Portanto, é importante buscar nutrientes que ajudem a combater exatamente essa questão.

Quanto a isso, a vitamina E é uma das mais importantes. Ela ajuda a diminuir essas ondas de calor intenso e favorecem a regularização do organismo. Além disso, diminui a secura vaginal e melhora o aspecto de cabelos e unhas.

mulheres na menopausa

Entre os melhores alimentos para obter esse elemento, estão as castanhas variadas, os vegetais de folhas verdes como o espinafre, o abacate e o tomate.

3. A vitamina C fortalece o organismo e a imunidade

Nessa fase da vida, é comum que a saúde fique fragilizada e suscetível a uma série de doenças. Para se prevenir, o ideal é fortalecer o sistema imunológico, o que é possível pelo consumo de vitamina C.

Além de tudo, ele é um dos nutrientes responsáveis por formar o colágeno. Para mulheres na menopausa, isso significa melhorias na pele que incluem maior firmeza e elasticidade.

Aposte no consumo das frutas cítricas e vermelhas, de brócolis, couve, aspargos e agrião. Assim, você terá um sistema muito mais protegido.

4. O ômega 3 protege a saúde do coração

Graças ao acúmulo de gordura na região abdominal, à redução do metabolismo e à baixa nos hormônios, o sistema cardiovascular fica sob maior pressão na menopausa. Com isso, há riscos aumentados de uma mulher nessa fase da vida sofrer um infarto ou um acidente vascular cerebral (AVC), por exemplo.

Um dos nutrientes mais importantes, portanto, é o ômega 3. Trata-se de um ácido graxo que não é produzido pelo organismo, mas que faz toda a diferença para a saúde. Graças a seu consumo, é possível proteger a saúde e combater sintomas típicos.

Para ter acesso a esse nutriente, consuma peixes de águas profundas, como o salmão e o atum e dê preferência para oleaginosas, como chia e linhaça.

Ao consumir esses nutrientes em níveis adequados, as mulheres na menopausa obtêm mais saúde e bem-estar, garantindo que essa fase seja muito mais tranquila.

Aproveite e, nos comentários, diga como anda a sua alimentação e qual nutriente precisa começar a fazer parte da sua vida. Participe!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×