Entenda como funciona a reposição hormonal sintética e natural

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Herborisa-Entenda-como-funciona-a-reposicao-hormonal-sintetica-e-natural

Ao chegar na menopausa, é natural que as mulheres comecem a procurar saídas para aliviar os sintomas que este estágio começa a provocar no organismo delas. Se for este seu caso, provavelmente você ouviu falar em reposição hormonal. Ele é o mecanismo mais certeiro para evitar os problemas que surgem neste período e que acabam atrapalhando a vida da mulher. Porém, há duas soluções: a reposição hormonal sintética e a reposição hormonal natural.

Como funciona a reposição hormonal sintética?

A reposição hormonal sintética é realizada através da ingestão de estrogênio produzido em laboratório, de forma artificial. Neste caso, a substância ingerida é idêntica ao hormônio produzido pelo corpo da mulher. Ao ser absorvido pelo organismo, ele se liga aos receptores hormonais de estrogênio, substituindo assim o natural. Como ponto positivo, ele possui uma resposta mais rápida do organismo em relação ao hormônio. Em contrapartida, há uma série de efeitos colaterais que podem colocar em risco a sua saúde, entre elas até mesmo o aparecimento do câncer de mama e de ovário.

Como funciona a reposição hormonal natural?

A reposição hormonal natural é feita através dos fitohormônio encontrados em alimentos naturais, principalmente a soja. Estes fitohormônio (como a isoflavona), ao serem consumidos, são absorvidos pelo organismo após a digestão e são levados para os receptores de estrogênio. Por possuírem uma estrutura bem semelhante a do estrogênio natural, elas são reconhecidas pelo organismo como o hormônio produzido pela mulher.  Uma   é que precisa ingerir grande quantidade. Outra é que a soja “in natura” é altamente calórica. Existe a opção da isoflavona isolada.Para melhor compreender; toma-se uma grande quantidade de soja, passa por um processo alcoólico, extraindo só a isoflavona. Nesse caso perde-se todos os outros nutrientes da soja. Esse produto é fabricado na China ou na Coréia. A pergunta é funciona? Sim, com menos consequências que a reposição sintética.

reposição hormonal

Qual das duas é melhor?

Na verdade não é possível definir qual das duas é de fato melhor. Algumas mulheres se adaptam melhor com uma, outras com outra. Mas todos os prós e contras levantados não só aqui, mas nos artigos linkados devem ser levados em consideração na hora de escolher ou pela reposição hormonal natural ou pela reposição hormonal sintética. O importante é que você mantenha a sua saúde e sua qualidade de vida independente da chegada da menopausa ou não. A questão é que é possível sim ser feliz mesmo com os sintomas do climatério.

Mas antes de fazer qualquer tipo de reposição hormonal, é preciso que você procure um médico para fazer exames de rotina e descartar qualquer tipo de problema de saúde ou distúrbio que impeça o tratamento. Lembre-se que a ingestão de qualquer substância nova pode causar sérios problemas a sua saúde ao invés de ajudar. Após checar tudo, converse com seu médico sobre a vontade de fazer a reposição e veja qual a melhor opção para você.

Caso fique qualquer dúvida, veja nosso guia simples de reposição hormonal e veja se ele responde suas perguntas. Caso contrário, deixe sua questão nos comentários e responderemos a você.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×