Fitohormônios. Por que eles podem ser o tratamento ideal para você?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Herborisa-Fitohormônios-Porque-eles-podem-ser-o-tratamento-ideal-para-voce

Hoje nós vamos conversar sobre os fitohormônios, substâncias naturais presentes em plantas, e que ajudam a combater os sintomas mais negativos da menopausa em mulheres do mundo todo.

Se você procura por uma alternativa saudável e natural ao tratamento de reposição hormonal, esse texto é para você.

Vamos lá?

Como funcionam os fitohormônios?

Os fitohormônios são, hoje em dia, uma das principais alternativas de tratamento contra os sintomas negativos da menopausa e do climatério, especialmente quando comparados com os hormônios sintéticos da terapia de reposição hormonal tradicional.

As Isoflavonas são as mais conhecidas substâncias da categoria dos fitohormônios, podendo ser encontradas principalmente na Soja e no Trevo Vermelho.

As isoflavonas funcionam de maneira incrível no nosso corpo. Mas, para explicar melhor como elas agem, precisamos entender o que é o climatério e a menopausa.

Durante o período fértil da mulher, ou seja, da primeira menstruação até à última, nossos órgãos como o útero e os ovários controlam a produção e liberação de hormônios essenciais para controlar os nossos sistemas, como os estrógenos, por exemplo.

Porém, com o início do climatério (período em que o a menstruação fica mais rara e por isso, gera uma instabilidade na frequência menstrual) o que culmina na menopausa (última menstruação da mulher), esses hormônios naturais passam a ser produzidos em menor escala, causando todos os sintomas negativos desse período (como o climatério, dores de cabeça, enfraquecimento dos ossos e sistema cardiovascular).

E é exatamente aí que entram as isoflavonas, as quais, possuem efeitos muito semelhantes aos estrógenos naturais do nosso corpo, mas com uma vantagem enorme em relação aos hormônios sintéticos:

As isoflavonas só agem nos receptores de estrógenos que estão localizados bem no nosso cérebro, nos nossos ossos e no nosso coração. Assim, elas combatem os principais sintomas do climatério e da menopausa, mas não agem nos receptores das mamas e do útero.

E por que é tão importante que as isoflavonas não ajam nas mamas e no útero? Porque daí o risco de desenvolvimento de tumores pelo estímulo hormonal é mínimo – ao contrário dos hormônios sintéticos, que agem em todos os receptores, e aumentam as chances das mulheres de desenvolver câncer.

fitohormônios

Quais os benefícios dos fitohormônios para a saúde?

Os benefícios do uso desse tipo de substância no tratamento contra os sintomas da menopausa são inúmeros.

Como agem direto nos receptores do cérebro, ossos e coração, os fitohormônios combatem praticamente todos os sintomas desse período tão complicado para nós mulheres.

Os fogachos, por exemplo, além dos calafrios e a transpiração excessiva são combatidos com as isoflavonas nos receptores do sistema cardiovascular.

Um efeito indireto dessa ação no sistema cardiovascular é o aumento da capacidade do colesterol bom (o HDL) e uma queda nos riscos de doenças cardiovasculares – quando uma mulher entra na menopausa, os riscos de doenças cardiovasculares aumentam.

Além disso, por agir nos ossos também, as isoflavonas ajudam a reduzir a taxa de perda óssea no corpo feminino e acaba contribuindo na prevenção à osteoporose. Vale lembrar que, no momento em que a mulher entra na menopausa, ela passa a perder resistência óssea e acaba tendo muitas chances de desenvolver osteoporose.

Por fim, mas não menos importante, tem o fato de que as isoflavonas são de baixíssima toxicidade, praticamente livre de riscos no organismo.

Como deu para ver, os fitohormônios podem representar uma alternativa viável de tratamento natural para todas as mulheres. O que você achou dessa novidade?

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×