O segredo da soja para a alimentação saudável e qualidade de vida

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

alimentação saudável e qualidade de vida

Você sabia que a soja é um ótimo componente para garantir uma alimentação saudável e qualidade de vida? Pois é, o grão de soja ou seus derivados trazem uma série de benefícios para o organismo e mulheres e homens de todas as idades.

Quando consumida e preparada de forma adequada, a soja pode ajudar bastante na prevenção de diversas doenças. Entenda melhor qual o segredo da soja para a sua alimentação saudável e qualidade de vida continuando a leitura deste artigo!

Contribui para uma alimentação saudável e qualidade de vida em todas as idades

A soja é considerada um alimento seguro, podendo ser consumida por todas as faixas etárias. Ela pode ser inserida em uma dieta equilibrada e variada, tanto para crianças e adolescentes quanto para os adultos. É ainda mais benéfica se for aliada a hábitos de vida saudáveis, como a prática de exercícios, momentos de lazer e boas noites de sono.

Outra vantagem é que se trata de um alimento bem versátil. Ou seja, que pode ser consumido de diversas maneiras, desde a ingestão do grão nas refeições até suas versões e derivados, como o leite de soja, vitaminas e tofu.

A soja é uma boa fonte de proteínas

O grão de soja pode desempenhar um importante papel na saúde por ser uma fonte de proteína com alto valor biológico. Além disso, oferece alta composição de lipídeos, carboidratos e fibras.

Por isso, a soja pode também ajudar na prevenção das doenças cardiovasculares, osteoporose, diabetes e até câncer.

alimentação saudável e qualidade de vida

Um alimento amigo do seu coração

Somando mais um fator importante na alimentação saudável e qualidade de vida, a proteína da soja ajuda também na redução dos níveis de colesterol no sangue. De acordo com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a soja é um nutriente com propriedades funcionais, vitaminas (como a vitamina K, necessária para a coagulação do sangue) e sais minerais. Portanto, excelente para a saúde.

Os produtos à base de soja não têm contraindicações para os intolerantes à lactose

As bebidas, como o leite de soja, e os demais alimentos derivados, como o queijo de soja (tofu), podem ser consumidos normalmente pelas pessoas que apresentam intolerância à lactose ou por quem tem alergia à proteína do leite. Uma excelente opção para quem precisa contar com a fortificação de cálcio na sua dieta.

É fundamental, no entanto, ficar atento às variadas restrições e só realizar substituições com o acompanhamento de um profissional, de modo a garantir a apropriada ingestão de nutrientes e as devidas adequações calóricas.

A soja diminui os sintomas e desconfortos da menopausa

Um dos destaques da composição da soja são as isoflavonas, que ajudam a diminuir os sintomas da menopausa. A estrutura das isoflavonas é semelhante a do estrogênio, um dos hormônios que apresenta queda em sua produção durante aquela fase de vida da mulher.

Atente para a ingestão da soja de maneira regular e sem excessos. Com bom senso e aliada aos hábitos mais saudáveis, a soja pode ser um alimento poderoso para a sua saúde, promovendo a longevidade e mais qualidade para sua vida.

Gostou das dicas? Já conhecia os benefícios da soja para obter uma alimentação saudável e qualidade de vida? Deixe aqui seu comentário, com dúvidas ou opiniões!

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×