4 benefícios da soja para minimizar a menopausa

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

benefícios da soja

A menopausa é uma fase da vida da mulher que, mais cedo ou mais tarde, vai se manifestar no seu dia a dia. Ela é um resultado da queda natural de produção de hormônios femininos ao longo da vida da mulher, que resultam em sintomas metabólicos indesejados por volta dos 45 anos (a fase do climatério), até culminarem na manifestação da última menstruação — que ganha o nome de menopausa.

A soja é um dos alimentos recomendados para mulheres que estão vivendo essa fase da vida, já que ela conta com vários benefícios para a saúde delas. Que tal conhecer alguns dos benefícios da soja e por que você deve investir nesse alimento no seu cardápio?

1. Controlar o fogacho

O fogacho é o nome dado para um dos sintomas mais conhecidos da menopausa na vida da mulher: as famosas ondas de calor.

A sensação inesperada de calor, mesmo em dias com temperaturas baixas ou sem estímulo nenhum para aumentar a temperatura corporal, pode surgir a qualquer momento e diminuir muito a qualidade de vida da mulher, que se sente desconfortável, produz muito suor e fica inquieta até a passagem da onda.

Para tratar o fogacho, a soja é uma boa opção por funcionar como um repositor natural dos hormônios femininos, que estão em queda e são responsáveis por controlar a temperatura corporal. Por isso, um dos benefícios da soja na menopausa é evitar a manifestação das ondas de calor.

2. Diminuir as oscilações de humor

A mudança nos níveis de hormônios femininos no sangue pode ter como consequência também uma importante mudança no humor da mulher, que pode oscilar bastante e com uma frequência muito alta. Momentos de euforia e de desânimo podem se manifestar em poucas horas, fazendo com que a mulher viva com as emoções à flor da pele durante a fase de climatério e menopausa.

Para diminuir as oscilações de humor, um dos benefícios da soja é a sua capacidade de repor os níveis de hormônios femininos no sangue, controlando esses efeitos naturais da queda desses compostos no sangue.

benefícios da soja

3. Melhorar a qualidade do cabelo e da pele

Você sabe muito bem que a qualidade dos tecidos do seu cabelo e da pele dependem muito do volume de hormônios femininos que produz no seu dia a dia, certo? Tanto é que na gestação, por exemplo, quando tem níveis altíssimos desses hormônios no sangue, você pode observar cabelos brilhantes e pele sedosa por muito mais tempo.

Na menopausa, é natural que você perceba que sua pele está mais frágil e ressecada, seu cabelo está sem brilho e opaco e que nenhum tratamento cosmético ajude tudo a ficar melhor. Por isso, um dos benefícios da soja é conseguir repor os níveis de hormônios femininos no sangue, para devolver a esses tecidos o brilho que eles precisam.

4. Auxiliar no controle do apetite e do peso

A menopausa também pode ser uma fase de muitas alterações corporais indesejadas para a mulher. O ganho de peso inesperado é uma dessas alterações e, por isso, a soja é tão importante para auxiliar nesse processo.

Além de atuar como um repositor dos hormônios femininos, afetando o metabolismo de maneira positiva e significativa para que a mulher tenha mais controle sobre seu peso, a soja também é um alimento rico em fibras, que pode ter papel importante na maior sensação de saciedade e controle do apetite. Dessa maneira, comendo menos, é mais fácil recuperar o peso desejado nessa fase da vida.

A soja é um alimento versátil e muito fácil de se adicionar à dieta diária. Mesmo para quem não gosta de soja, medicamentos naturais feitos a partir desse alimento podem ser uma boa opção para o tratamento da menopausa. Você conhecia esses benefícios da soja para essa fase da vida da mulher?

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×