Mulheres após 40 anos: 6 motivos da falta de sono

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

falta de sono

A falta de sono é um sintoma que pode começar a afetar a qualidade de vida de pessoas, a medida que a idade aumenta. Para mulheres, esse sintoma pode ser ainda mais comum no dia a dia, prejudicando significativamente seu humor, disposição e saúde.

Você sabe por que mulheres após os 40 anos podem começar a sofrer com maior frequência de falta de sono? Neste artigo apresentamos alguns motivos:

1. A ansiedade pode causar falta de sono

A ansiedade é um quadro psicológico e emocional que consiste na necessidade de ter controle de tudo que acontece ao seu redor. Várias situações podem fazer com que a mulher manifeste um quadro de ansiedade, que pode prejudicar sua vida em diversos aspectos — inclusive na sua capacidade de dormir.

Como a ansiedade é essa necessidade constante de tentar resolver alguma questão, que muitas vezes nem sempre tem solução, muitas mulheres podem passar boa parte da noite com a cabeça bastante ativa, influenciando na sua falta de sono.

2. Prática de atividades físicas muito próximo da hora de dormir

Quem tem o sono mais leve ou muita dificuldade de dormir, sabe o quão difícil pode ser deixar para praticar uma atividade física durante o período da noite. O motivo? A prática dos exercícios pode fazer com que muitas mulheres produzam um volume maior de hormônios estimulantes, como a endorfina, deixando-as completamente alertas em um período em que deveriam estar começando a se sentir com vontade de dormir.

Por isso, a falta de sono pode ser uma consequência da prática de exercícios no período noturno. Para evitar, vale a pena tentar trocar o horário dos treinos para o início da manhã ou meio da tarde.

3. Irregularidade nos horários de descanso

Você tem o hábito de tirar um cochilo no meio da tarde? Ou dormir muito tarde e acordar muito cedo? Talvez esses hábitos irregulares de sono possam estar refletindo na sua capacidade de realmente se concentrar na hora que deve deitar na cama e relaxar.

falta de sono

A sua falta de sono pode ser uma consequência de como você tem tratado o hábito de dormir na sua rotina. Se ele é negligenciado, é natural que você tenha dificuldades de pegar no sono na hora certa.

4. Alimentação desequilibrada durante o dia

A alimentação tem um papel essencial na manutenção de vários aspectos da nossa saúde, inclusive na nossa rotina de sono. Dependendo do tipo de refeição que você faz à noite (como ingerir alimentos gordurosos ou ricos em açúcar), é possível que a necessidade de aumentar seu tempo de digestão afete a sua capacidade de se concentrar para dormir.

Por isso, para garantir que vai dormir bem, prefira sempre deixar as refeições mais leves para o período da noite e garantir que seu sistema digestivo não vai precisar trabalhar tão pesado quando precisar descansar.

5. Consumo de bebidas estimulantes à noite

Bebidas como café, refrigerantes de cola, chá preto e outros ricos em compostos estimulantes como a cafeína, se consumidos durante a noite, também podem prejudicar a sua capacidade de dormir.

Quem está sofrendo com falta de sono, portanto, precisa controlar o consumo dessas bebidas em período noturno.

6. Sintoma tradicional da menopausa

As mudanças hormonais que fazem parte da vida da mulher a partir dos 40 anos, também têm papel primordial na sua capacidade de dormir. Já se sabe que a queda da produção de hormônios femininos na menopausa tem grande relação com o aumento de quadros de insônia e, por isso, essas mulheres podem sofrer com uma grande dificuldade para dormir.

O tratamento com medicamentos de reposição hormonal pode auxiliar a tratar essa questão.

Você tem percebido que a falta de sono é uma parte cada vez mais comum da sua rotina? Identificou-se com algum desses motivos? Conte para a gente!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×