4 benefícios das isoflavonas de soja para a sua saúde

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

isoflavonas de soja

As isoflavonas são substâncias encontradas na soja (e em seus derivados, como o queijo de soja). Elas também podem ser chamadas de fitoestrogênio, devido à sua composição, que é bastante assemelhada com a do estrogênio (hormônio produzido pelo organismo feminino).

Mas quais são os benefícios das isoflavonas de soja para a saúde? Confira neste post os quatro principais benefícios e descubra mais sobre como essas substâncias podem proporcionar a você muito mais qualidade de vida!

1. As isoflavonas de soja amenizam os sintomas da menopausa

O principal benefício dessas substâncias para as mulheres está relacionado aos sintomas que precedem a última menstruação, período caracterizado como menopausa. As isoflavonas de soja podem amenizar os sintomas mais incômodos, como os conhecidos fogachos (ou ondas de calor), a transpiração em excesso, os enjoos, insônia e dores de cabeça.

Também ajudam a reduzir as mudanças de humor e a irritabilidade. São bem eficazes também para amenizar a ansiedade e a depressão características do período. A vida sexual da mulher é beneficiada, já que durante a menopausa são comuns a perda de libido, o ressecamento da vagina e a flacidez.

Lembre-se que o hormônio natural não vai suspender a menopausa, apenas ameniza os efeitos indesejáveis do climatério. Da mesma forma, as isoflavonas de soja podem ajudar a atenuar os sintomas da TPM em mulheres mais jovens.

2. Elas também ajudam a prevenir a osteoporose

As isoflavonas de soja ajudam na prevenção de um problema sério e bastante enfrentado pelas mulheres: a tão temida osteoporose. O benefício é garantido porque as isoflavonas de soja são semelhantes à ipriflavona, um flavonoide sintético que auxilia no aumento da massa óssea em mulheres que apresentam quadros de saúde próximos aos da osteoporose.

isoflavonas de soja

3. Podem reduzir o colesterol

As isoflavonas de soja podem agir sobre os receptores beta estrogênicos presentes no fígado, o que ocasiona uma melhora no perfil lipídico. O consumo das isoflavonas de soja, associado a uma dieta de baixa ingestão de gordura, leva à redução dos níveis de colesterol ruim e do colesterol total, de acordo com matéria do Boa Saúde e pesquisa do Wake Forest University Baptist Medical Center, na Carolina do Norte (Estados Unidos).

O tratamento de reposição hormonal é, dessa forma, indicado para as mulheres que sofrem com problemas cardiovasculares.

4. Auxiliam na redução dos riscos de desenvolvimento do câncer de mama

Outro dos principais benefícios garantidos pelas isoflavonas de soja é a redução dos riscos de desenvolvimento do preocupante câncer de mama. As isoflavonas atuam muito bem na inibição do crescimento das células cancerosas, sendo capazes também de destruir tumores de mama, como visto na matéria publicada no site da USP (Universidade de São Paulo).

As mulheres que ingerem as isoflavonas de soja têm metade do risco de desenvolver câncer de mama.

Atente para a quantidade indicada do consumo, é fundamental consultar especialistas antes de buscar a solução mais adequada para o seu caso. Entenda que as isoflavonas de soja são um complemento para a saúde. Assim, ter um bom acompanhamento é necessário. Aliado a outros cuidados, os benefícios podem ser ainda maiores!

O que achou de conhecer esses benefícios das isoflavonas de soja? Existe alguma dúvida que você precise esclarecer? Deixe aqui o seu comentário!

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×