Como investir em uma vida saudável na correria do dia a dia?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

vida saudável

Uma das maiores reclamações das pessoas atualmente é a falta de tempo. Uma pesquisa mostrou, por exemplo, que 7 em cada 10 brasileiros sofrem com a sobrecarga de tarefas no cotidiano.

Além de gerar estresse e diversas dificuldades nos relacionamentos, trata-se de algo que compromete o cuidado com a saúde. No entanto, não dá para descuidar do próprio corpo, sob o risco de sacrificar o bem-estar.

Você não quer que isso aconteça, certo? Entenda como é possível ter uma vida saudável, mesmo com uma rotina atribulada.

Cuide melhor da sua alimentação

O que você coloca em seu prato determina vários aspectos da sua saúde. Ingerir altas quantidades de sódio, açúcar e gordura, por exemplo, leva a diversos problemas crônicos e graves.

Em vez disso, o ideal é planejar uma alimentação melhor. É o caso de consumir uma quantidade elevada de itens frescos e preparados em casa para reduzir o volume de ultraprocessados.

Também é importante apostar nos alimentos certos. Gorduras boas, frutas, verduras e grãos como a soja são fundamentais. Com balanceamento, o seu corpo ficará muito mais saudável e nutrido. Faça um planejamento de refeições e prepare-as com antecedência e para tornar fácil incluir isso na rotina.

Pratique atividades físicas

Outra parte importante para o bem-estar e para a saúde é a prática de exercícios físicos. Não só ele aumenta o risco de obesidade, como o sedentarismo compromete o condicionamento físico e a disposição.

Não fique parada e busque formas de exercitar o corpo. Além de atividades como musculação, academia e corrida, é possível apostar em hidroginástica, yoga e até meditação. Há alternativas para todos os gostos e idades e muitas opções mesmo para quem está na menopausa.

Durma bem para ter uma vida saudável

A quantidade de horas e a qualidade do sono são determinantes para ter uma vida saudável. Afinal, seu corpo precisa descansar e repor as energias para funcionar corretamente.

vida saudável

O ideal é dormir de 6 a 8 horas por noite, dependendo da sua necessidade. Tente ficar nesse limite e crie uma rotina de sono para deitar e acordar sempre na mesma hora.

Além disso, evite comer alimentos pesados ou estimulantes antes do sono e faça com que o ambiente do quarto esteja confortável e aconchegante. Isso tornará mais fácil cair no sono e se manter no descanso!

Encontre uma atividade prazerosa

Ter uma vida saudável também está relacionado a fazer aquilo de que gosta. Entre cuidar do trabalho e da família, encontre um tempo para você. Procure uma tarefa que te traga prazer e que sirva para relaxar dos problemas.

Algumas pessoas gostam de jardinagem, enquanto outras amam o artesanato. Há, ainda, diversas possibilidades, que vão do trabalho voluntário ao estudo ou uma segunda ocupação. Procure explorar aquilo de que gosta e encontre um hobby para ajudar a eliminar o estresse e ter mais disposição.

Visite o médico regularmente

Em uma vida atarefada é comum deixar o médico de lado, mas é fundamental não pular as consultas. Especialmente após os 40 anos, a saúde fica suscetível e precisa de atenção redobrada para garantir a qualidade.

Se estiver na menopausa ou próxima do período, por exemplo, é fundamental fazer um acompanhamento com um especialista. Ele poderá indicar tratamentos, inclusive a reposição hormonal natural para manter o bem-estar.

Além disso, as consultas regulares ajudam a diagnosticar precocemente e a prevenir diversas doenças. Como consequência, a saúde será especialmente fortalecida.

Mesmo diante de tantas tarefas, vale a pena encontrar um espaço na agenda para ter uma vida saudável. Ao cuidar de si, você ficará mais bem-disposta e preparada para viver cada dia ao máximo!

O que você tem feito para se tornar saudável? Conte nos comentários e aproveite para compartilhar quais são os seus desafios.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×