7 curiosidades sobre a reposição hormonal

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

reposição hormonal

O tratamento mais procurado para controle dos sintomas da menopausa, que atinge mulheres que se aproximam da faixa etária dos 45 anos, é a reposição hormonal. Mas muitos mitos, dúvidas e inseguranças rodeiam esse tema, que ainda é considerado delicado por muitos médicos que tratam pacientes que chegam a essa fase da vida.

Se você ainda não explorou muito sobre a temática da reposição hormonal, preparamos este artigo com algumas curiosidades sobre o assunto, para que possa se sentir mais familiarizado. Confira!

1. Nem toda mulher precisa realizar a reposição hormonal

Apesar de ser um tratamento bastante comum entre mulheres, nem todas as pacientes que chegam à menopausa precisam realizar a reposição hormonal. Algumas, por motivos biológicos ainda não compreendidos pela medicina, não manifestam sintomas relacionados com a queda da produção hormonal.

2. Algumas mulheres podem não ter autorização para fazer a reposição

A presença de alguma condição preexistente ou doenças crônicas pode inviabilizar a realização da reposição hormonal em pacientes na menopausa — mesmo que elas manifestem os sintomas desconfortáveis dessa fase.

Doenças como diabetes, colesterol alto e hipertensão podem ser agravados com a realização do tratamento e, por isso, essas pacientes precisam procurar outra alternativa para controlar os sintomas.

3. O uso dos hormônios não engorda

Ao contrário do que muitas pessoas afirmam, a realização da reposição hormonal não leva as pacientes ao aumento de peso. O que acontece é que com o passar dos anos, o ganho de peso é um processo natural em muitas mulheres, especialmente na região das mamas e dos quadris.

Por isso, apesar de causar a impressão de que o ganho de peso acontece por conta da reposição, essa pode ser apenas uma coincidência.

reposição hormonal

4. A reposição hormonal melhora a libido

Sim! Pacientes na menopausa podem experimentar quedas indesejadas no desejo sexual por conta da redução da produção hormonal. Por isso, o uso da reposição hormonal pode devolver a elas a libido, melhorando a qualidade de sua vida sexual, disposição e humor.

5. Em alguns tipos de reposição sintética, é necessário usar testosterona

Apesar dos hormônios femininos estarem em queda na menopausa, em alguns quadros específicos pode ser necessário realizar também a reposição de testosterona na paciente mulher. Geralmente isso acontece quando há um déficit desse hormônio no organismo feminino e isso também está interferindo negativamente na qualidade de vida da paciente.

6. O tratamento natural é tão eficiente quanto o sintético

O tratamento de reposição hormonal natural é feito com um concentrado de um composto chamado isoflavona, que é um análogo natural do hormônio feminino que está em queda nessa fase da vida. Por isso, para pacientes que optam por não fazer o tratamento sintético, o natural consegue suprir, da mesma maneira, a falta do hormônio feminino na menopausa.

7. Esse tratamento melhora a saúde da pele e do cabelo

O uso de reposição hormonal pode melhorar, significativamente, a saúde da pele e do seu cabelo. O motivo é o aumento dos níveis de hormônio circulante no sangue, que favorece a regeneração celular e consequentemente melhora o aspecto visual dos tecidos cutâneos, como os da pele, cabelo e unha.

Fazer a reposição hormonal pode ser o auxílio que você estava procurando para viver melhor durante a menopausa. Não importa se a sua escolha será por um tratamento natural ou sintético, mas é importante consultar com seu médico sobre essas opções.

E ai? Agora você se sentiu mais confiante para esse tipo de tratamento? Conte para a gente sua opinião!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×