Como a soja regula os hormônios na menopausa?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Herborisa-Como-a-soja-regula-os-hormonios-na-menopausa

Ao chegar próximo da menopausa, é comum que as mulheres comecem a procurar alternativas para regular seus hormônios. Isto porque, caso comece antes de efetivamente chegar ao climatério, a mulher evita sentir os primeiros sintomas, como ondas de calor, inchaço, alterações bruscas de humor, dores de cabeça, entre diversos outros sintomas bem chatos e que afetam sua qualidade de vida. Uma boa opção é optar por métodos naturais, como os com base em soja.

Vamos explicar neste post como a soja ajuda a regular os hormônios na menopausa e tirar todas as suas dúvidas de como ela pode funcionar na reposição hormonal natural. Confira:

Por que usar a soja?

Em primeiro lugar, precisamos explicar que há duas formas de você regular seus hormônios na menopausa: usando estrogênio sintético ou produtos naturais. A primeira opção tem suas vantagens, porém, é bem mais perigosa. Isto porque o hormônio sintético apresenta uma série de problemas para a saúde, como já explicamos em outro artigo. Muitas das complicações são irreversíveis, de forma que algo que era para melhorar sua saúde pode acabar comprometendo-a para sempre.

Já os métodos naturais, como a soja, possuem diversos benefícios, como já apresentamos em outro artigo do blog também. O uso de produtos naturais evita efeitos colaterais severos que podem acabar com a saúde da mulher. Mas então, por que a soja é um bom regulador de hormônios na menopausa? Isto ocorre porque ela possui uma grande concentração de isoflavona.

hormônios na menopausa

A isoflavona é um substituto dos hormônios na menopausa?

A isoflavona é um fitohormônio contido nos grãos de soja. Fitoestrogênios são substâncias que possuem uma estrutura bem semelhante, quase idêntica a do estrogênio produzido pela mulher antes dela entrar no climatério.

A descoberta desta substância aconteceu há aproximadamente 30 anos, no Japão. Como o país consome muita soja, pesquisadores começaram a perceber que as mulheres do país sofriam menos com os sintomas da menopausa, além de terem uma incidência menor de câncer de mama e de ovário. Ao analisar se havia algum componente na dieta que poderia influenciar nisso, descobriram a isoflavona.

Como ela atua no organismo?

Quando você ingere alimentos que contenham essa substância, o organismo reconhece o fitohormônio de forma semelhante ao estrogênio natural. Isto acontece depois da digestão e metabolização feita pela flora bacteriana, que envia estas moléculas de isoflavona para os tecidos de todo o corpo. Nestes tecidos, a substância encontra os receptores de estrogênio. Por ser bem semelhante ao hormônio natural, elas absorvem a isoflavona e  a metabolizam como se fosse a mesma produzida pelo corpo da mulher. O resultado é uma reposição hormonal natural, feita através desta substância, sem efeitos colaterais.

Porém, para que o organismo possa absorver uma quantidade considerável de isoflavona a ponto de compensar a produção diminuída de hormônios na menopausa, é preciso ou ingerir uma quantidade alta de grãos de soja, ou ingeri-la em produtos voltados para a reposição hormonal natural de estrogênio na mulher.

E então, você já usa a soja para regular seus hormônios na menopausa? Conte para nós suas experiências e dúvidas sobre o assunto e responderemos a você.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×