Os melhores exercícios para quem está na menopausa

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Por acontecerem em um período mais sensível da vida da mulher, as atividades físicas para a menopausa devem ser escolhidas com cuidado. Com a escolha certa é possível diminuir ou mesmo eliminar alguns sintomas que atrapalham a vida durante esse período, o que pode também favorecer o tratamento dos sintomas. Quer saber quais atividades praticar? Então confira os cinco melhores exercícios para quem está na menopausa.

Natação: ajuda a controlar os fogachos

Quem está na menopausa normalmente sofre com os fogachos, que são calores muitas vezes excessivos e incômodos. A escolha errada do exercício físico pode piorar ainda mais essa sensação e por isso que a natação é um dos melhores exercícios para quem está na menopausa.

Como é um esporte realizado na água, a temperatura corporal tende a ficar bem mais fresca, evitando o aquecimento do corpo e, portanto, a piora dos sintomas de calor excessivo.

Caminhada: um dos melhores exercícios para quem está na menopausa e quer aumentar o condicionamento físico

Quem quer uma atividade em terra firme, por sua vez, pode optar pela caminhada mais leve todos os dias. Essa caminhada pode ser feita, inclusive, logo no começo o uno final do dia, sem precisar atrapalhar a rotina.

Esse também é um exercício físico que praticamente qualquer mulher pode fazer já que não exige tanto do corpo e ainda assim garante bons resultados para o condicionamento físico e fortalecimento ósseo e muscular.

Andar de bicicleta: atividade que fortalece a musculatura

Já quem mora em uma cidade com belas vistas ou com espaço adequado pode utilizar a bicicleta como uma forma de praticar exercícios. Além de melhorar a saúde das articulações e de garantir mais fortalecimento e condicionamento físico, andar de bicicleta também é benéfico para a qualidade de vida e, por isso, está na lista dos melhores exercícios para quem está na menopausa.

Ao observar belas paisagens e poder andar de maneira muito mais livre e sem tanto esforço, a mulher consegue praticar uma atividade física que, na verdade se torna prazerosa para ela, ajudando inclusive a aliviar o estresse.

melhores exercícios para quem está na menopausa

Dança: aumenta a autoestima e a sensação de bem-estar

Durante a menopausa, com a queda das taxas de hormônio a mulher pode encarar sintomas como perda de autoestima e até mesmo depressão – e é exatamente por causa disso que a dança é uma ótima opção para quem está na menopausa.

Embora a dança tenha benefícios físicos, como aumento de resistência e perda de calorias, seu efeito possui impactos muito mais psicológicos. Além de garantir maior convívio social, a mulher pode recuperar ou fortalecer sua autoestima com esse tipo de atividade.

Ioga: controla as variações de humor

Irritabilidade, estresse e dificuldades para dormir podem ser alguns dos sintomas de quem está na menopausa, afetando negativamente toda a qualidade de vida e de relacionamentos em geral. Por isso, a ioga, assim como a meditação, é um dos melhores exercícios para quem está na menopausa.

Além de garantir mais flexibilidade e de fortalecer os ossos, essa atividade também é muito relaxante e ajuda, inclusive, no autoconhecimento. Com isso, sintomas de depressão também podem ser amenizados com essa atividade.

Exercícios físicos que ajudem a aliviar sintomas da menopausa — como natação, caminhada, andar de bicicleta, dança e ioga — são os mais recomendados para o período. Ao praticá-los, você garante o máximo de saúde e de qualidade de vida nesse momento tão importante.

Você pratica alguma atividade física? Tem alguma dúvida sobre o assunto? Conte para a gente nos comentários!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×