5 causas para o metabolismo lento

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Herborisa-5-causas-para-o-metabolismo-lento

O metabolismo lento é o grande vilão de muitas pessoas que batalham diariamente com o peso corporal. Como ele demanda menor necessidade de gerar energia para poder fazer o corpo funcionar, isso também resulta em menores gastos calóricos e, é claro, maior facilidade para ganhar aqueles quilinhos a mais.

Mas por que as pessoas apresentam metabolismo lento? Aprender a identificar as causas dessa situação pode lhe ajudar a trabalhar melhor o organismo, para que sua taxa metabólica basal aumenta gradativamente. Confira, no nosso artigo, quais são as principais causas para o metabolismo lento!

Características genéticas são as principais responsáveis por metabolismo lento

Em algumas situações, batalhar com o organismo para vencer o metabolismo lento é um esforço praticamente feito em vão. Na grande maioria das vezes o principal vilão do metabolismo é, ninguém mais, ninguém menos, do que as suas características genéticas, herdadas dos seus pais, avós e outros parentes que lhe entregaram alguma carga genética relativamente importante.

Algumas pessoas tem, naturalmente, o metabolismo lento, quando comparadas com outras e, por esse motivo, devem sempre ter um olho aberto para o valor nutricional da sua dieta.

Baixa prática de atividade física

Uma maneira prática de aumentar o metabolismo é realizar atividades físicas, você sabia disso? Uma das causas de metabolismo lento que é tratável é exatamente a falta de hábito de se exercitar, que resulta em menor necessidade de energia corporal e, consequentemente, menor gasto de calorias. Quando movimentamos nosso organismo, realizando atividades físicas regulares, é natural que ele precise de mais energia para se manter funcionando ao longo do dia, elevando seu metabolismo basal.

metabolismo lento

Alimentação irregular

Comer mal também pode ser uma das causas de metabolismo lento, você sabia? Quando nos alimentamos somente com refeições ricas em gorduras, açúcares e calorias, nos sentimos mais desmotivados e cansados, visto que elas demandam mais energia para serem digeridas. Isso exige que nosso corpo fique mais parado e, é claro, reduza o gasto metabólico para não atrapalhar a digestão.

Por isso, para não prejudicar o seu metabolismo, mantenha sempre uma alimentação equilibrada e de fácil digestão!

Idade avançada

Quanto mais velhos ficamos, menor é a nossa taxa metabólica basal e, por esse motivo, mais lento é o nosso metabolismo. É por isso que pessoas mais jovens, por exemplo, emagrecem com mais facilidade do que as pessoas mais velhas, já que seu metabolismo é mais eficiente e ajuda a queimar mais calorias.

Para driblar o metabolismo lento com o avanço da idade é preciso manter o hábito de se exercitar regularmente e, é claro, controlar o apetite.

Hipotireoidismo

A tireóide é a maior glândula do corpo, responsável por produzir hormônios que atuam diretamente no nosso metabolismo. Pessoas que tem uma grande produção dessa glândula, diagnosticadas com hipertireoidismo, tem o metabolismo acelerado e geralmente são muito magras. Pessoas com baixa produção da tireoide sofrem do efeito contrário, que é o metabolismo lento e, consequentemente, dificuldade para perder peso.

A única maneira de tratar o hipotireoidismo é fazendo visitas regulares a um endocrinologista, para que ele possa ajustar a dosagem hormonal e lhe ajudar a recuperar a taxa metabólica ideal para o seu corpo.

Você acredita que sofre com metabolismo lento? Se identificou com alguma das causas acima? Conte para a gente!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×