3 mitos da vida sexual de quem está na menopausa

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

A vida sexual feminina é cercada de mitos e repressões culturais, os quais, são amplificados ainda mais quando ela chega na menopausa – um período que, por si só, já é cercado de mitos e repressões, as quais, as próprias mulheres, às vezes, não compreendem direito.

Por isso, nesse texto, esclarecemos três grandes mitos sobre a vida sexual de quem está na menopausa. Quem tiver interesse em conhecer quais são esses mitos, continue lendo para saber mais sobre esse assunto!

A vida sexual da mulher se encerra na menopausa

Esse é um mito perigosíssimo de ser propagado e, claro, falso. A vida sexual de uma mulher não se encerra de jeito nenhum durante a menopausa, essa é uma visão retrógrada e desinformada sobre a sexualidade feminina.

A origem desse mito vem da impressão errônea que, após a mulher entrar na menopausa, ela não pode mais engravidar. Na verdade, o que acontece quando a mulher entra na menopausa é o início de um processo gradativo da redução da diminuição do estrogênio e da progesterona, hormônios necessários para a gravidez, além da diminuição da ovulação também. Enquanto não passar pelo menos um ano desde a última menstruação, a mulher ainda corre riscos de engravidar sim.

Porém, essa é apenas a origem machista e desinformada desse mito, já que a vida sexual de uma mulher não está ligada à sua capacidade de engravidar ou não, pois, já se passou o tempo que o sexo era meramente praticado com o sentido reprodutor, como dizia a Igreja Católica.

O que acontece durante a menopausa é a já citada diminuição da produção de estrogênio, um hormônio que facilita muito a vida sexual feminina, já que sua ausência causa secura vaginal e diminuição da libido. Entretanto, a produção de estrogênio não é o único combustível para a libido feminina, que tem muito mais a ver com o seu estado psicológico e emocional do que com um hormônio específico.

É essencial que a mulher possa se sentir bem, querida e confortável com seu próprio corpo, para se manter feliz e em paz consigo mesma, ajudando assim a manter a sua libido sempre em alta.

Na verdade, um estudo da revista Enfermagem Integrada constatou que muitas mulheres não só passam a viver uma vida sexual mais plena após o início da menopausa, como destacou que a redução da produção de estrogênio é um fator pequeno perto de outros fatores pós-menopausa, como o stress de todas as mudanças dessa fase, uma má relação com o parceiro, a turbulência da vida atual e outros aspectos emocionais.

menopausa

Sexo vai ser dolorido para mulher na menopausa

Esse é também um mito envolvendo a vida sexual feminina na menopausa. Como já mencionado anteriormente, o corpo feminino passa a produzir menos estrogênio assim que a mulher entra na menopausa.

Essa escassez de estrogênio faz com que os tecidos vaginais se tornem mais finos e que ocorra uma diminuição da elasticidade e da lubrificação natural da vagina, acarretando assim relações sexuais mais dolorosas. Porém, isso não significa que a vida sexual da mulher se encerra já que o sexo passará a ser doloroso após isso.

É necessário que a mulher possa conversar sobre o assunto com o seu parceiro e experimentar as melhores formas de sentir prazer durante o ato sexual. Todas as mudanças fisiológicas que acompanham a menopausa são naturais e representam apenas uma nova fase na vida do casal, o que exige pequenas adaptações.

Além disso, existem cremes lubrificantes a base de água disponíveis no mercado que dão conta do recado e são soluções aprovadas por muitas mulheres nesse estágio, facilitando assim a penetração.

A mulher não precisa mais de sexo quando entra na menopausa

Novamente, um mito de origem machista, que conecta a vida sexual feminina exclusivamente à sua capacidade de reprodução. A sexualidade feminina é um aspecto tão intrínseco na vida de uma mulher como é na vida de um homem e continua a existir enquanto a mulher estiver viva.

Claro que biologicamente ocorrem alterações durante a vida da mulher – da mesma forma que o corpo do homem também sofre alterações biológicas que afetam sua vida sexual – mas isso não anula de forma alguma a sua sexualidade.

O período da menopausa é um período de transformações na vida da mulher. Quanto mais informações ela tiver ao seu dispor nesse momento, mais suave será essa transição – por isso, faça já o download do nosso e-book gratuito Bem Estar aos 40, que traz dicas e informações para aumentar o seu bem estar após entrar na menopausa.

E você? Tem outras dúvidas com relação a vida sexual da mulher quando ela entra na menopausa? Compartilhe com a gente!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×