Osteoporose: você conhece esse vilão?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

osteoporose

A menopausa traz uma série de mudanças para a vida da mulher, não é mesmo? É o surgimento de uma nova fase na vida dela, o caminho para a meia idade, novos planos e perspectivas para o futuro.

Mas, também, traz diversos sintomas e o aumento no risco de surgimento de doenças, sendo a osteoporose uma das principais. Saiba mais sobre esse vilão dos seus ossos.

O que é a osteoporose?

A osteoporose é uma doença que pode acometer todo o esqueleto e que significa uma diminuição da densidade óssea. Isso pode acarretar enfraquecimento dos ossos e prejudicar a qualidade de vida da mulher que é portadora dela.

Ela normalmente é descoberta através de exames específicos, como a densitometria óssea. Ela surge através de um desequilíbrio entre as células responsáveis pela formação óssea e as que destroem esse tecido, ou seja, quando a regeneração é mais lenta do que a degeneração. Normalmente, o período da menopausa, com suas mudanças hormonais e, principalmente, deficiência de estrogênio, pode ajudar a potencializar esse desequilíbrio ou fazê-lo surgir.

Quais seus principais sintomas?

Nas fases iniciais da osteoporose não há sintomas clínicos que a mulher sinta. Apenas quando ela já está em um estágio mais avançado, pode ter essa percepção, através dos seguintes indícios:

  • Dor crônica, principalmente nas costas;
  • Deformidades derivadas da perda óssea;
  • Desenvolvimento de doenças secundárias, como a pneumonia;
  • Encolhimento;
  • Fraturas sem explicações prévias ou causadas por acidentes leves.

Quais os principais problemas que ela pode causar?

A fragilidade óssea provocada pela osteoporose pode causar uma queda considerável na qualidade de vida da mulher.

Isso porque as dores causadas pelo enfraquecimento dos ossos podem causar sério desconforto e, em alguns casos, até mesmo incapacitar alguns movimentos a longo prazo. Além disso, o medo de que qualquer queda cause uma fratura séria acaba limitando a vida da portadora da doença.osteoporose

Quando elas ocorrem nos quadris ou no fêmur, pode ter como consequência a perda da capacidade de andar. E por serem regiões mais sensíveis, é justamente os lugares mais comuns desse tipo de acidente.

Esse problema pode ainda ser agravado por sobrepeso e má alimentação.

Como evitar que a osteoporose se desenvolva e como tratá-la?

Desde antes da menopausa é possível prolongar ou até mesmo evitar o surgimento da osteoporose, através das seguintes dicas:

  • Tenha uma boa alimentação;
  • Evite o consumo de cigarros e álcool em excesso;
  • Faça exercícios físicos regularmente;
  • Verifique seus níveis de cálcio e vitamina D regularmente, através de acompanhamento médico.

A partir do climatério, você poderá acrescentar também a reposição hormonal para recuperar o estrogênio perdido, um dos principais fatores para o surgimento da osteoporose nessa fase da vida.

Caso você seja diagnosticada com essa doença, sem problemas. É possível melhorar a sua qualidade de vida e retardar o avanço da degeneração óssea.

As atividades físicas são parte essencial desse processo. Isso porque eles ajudam no fortalecimento muscular, protegendo os ossos e diminuindo as chances de fraturas.

Melhore sua alimentação, corte itens que podem ajudar a potencializar o problema (gorduras, cigarro e álcool), faça os acompanhamentos regularmente, adapte sua casa e siga as recomendações médicas, incluindo o uso de medicamentos, caso necessário.

Ficou alguma dúvida sobre a osteoporose, esse grande vilão da saúde da mulher? Conte para nós nos comentários!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×